Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8207
Título: Avaliação da qualidade de vida e fadiga em pacientes com neoplasia mamária maligna submetidos à quimioterapia
Autor(es): Moura, Amanda Rafaella Menezes
Palavras-chave: Neoplasia mamária
Quimioterapia
Fadiga
Qualidade de vida
Data do documento: 2-Mar-2015
Resumo: A neoplasia da glândula mamária é um dos tipos mais frequentes de tumores femininos,embora venha apresentando bom prognóstico, quando diagnosticado e tratado precocemente, aumentando a sobrevida da população. A terapêutica do câncer de mama envolve cirurgia, radioterapia,quimioterapia e hormonioterapia. A quimioterapia antineoplásica é considerada um tratamento sistêmico, caracterizado por um composto de drogas capazes de atingir as células, em diferentes níveis do ciclo celular. Nesse cenário, a fadiga destaca-se como um dos seus efeitos colaterais mais agravantes, já que pode perdurar por meses, ou até anos, após o tratamento, interferindo na qualidade de vida e diminuindo a capacidade de realização das atividades de vida diária. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar as repercussões do tratamento quimioterápico na fadiga e qualidade de vida de pacientes com câncer de mama, caracterizando os aspectos sócio-demográficos e clínicos. O estudo foi do tipo transversal, descritivo e com enfoque quantitativo, realizado nas dependências do LCTS e do setor de quimioterapiano Hospital da FAP, localizado na cidade de Campina Grande. A amostra, obtida por conveniência, foi composta por nove mulheres com diagnóstico de neoplasia mamária,que estavam iniciando o tratamento quimioterápico. Na análise dos dados foi utilizado o teste de Mann-Whitney para verificar a diferença dafadigaapresentada entre o Grupo 1 (quimioterapia neoadjuvante) e Grupo 2 (quimioterapia adjuvante). Para verificar a diferença no valor da fadigaentre a primeira e a segunda sessão nos grupos 1 e 2 foi utilizado o teste de Wilcoxon.Os resultados obtidos mostraram que os valores da fadiga não apresentaram diferença significativa, entre os grupos 1 e 2. Com relação à qualidade de vida, os subdomínios bem-estar emocional e funcional foram os mais comprometidos em ambos os grupos. Observou-se redução significativa (p=0,04) no score do FACT-F, representando piora da fadiga apresentada pelos pacientes entre a primeira (106,9 ± 29,4) e segunda (74,4 ± 37,1) sessão de quimioterapia adjuvante, com o subdomínio bem-estar físico apresentando um maior decaimento durante o período estudado.
Descrição: MOURA, A. R. M. Avaliação da qualidade de vida e fadiga em pacientes com neoplasia mamária maligna submetidos à quimioterapia. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8207
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Rafaella Menezes Moura.pdfPDF - Amanda Rafaella Menezes Moura1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.