Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8208
Título: Avaliação das práticas de promoção de saúde voltadas ao controle e prevenção da hipertensão arterial no município de Campina Grande sob perspectiva dos profissionais de saúde
Autor(es): Souza, Geilson Arnor de
Palavras-chave: Promoção à saúde
Hipertensão arterial
Profissionais da saúde
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: Esse estudo tem por objetivo Avaliar as práticas de promoção de saúde voltadas ao controle e prevenção da hipertensão arterial no município de campina grande, sob a perspectiva dos profissionais de saúde. Metodologia: pesquisa descritiva, quali-quantitativa, com aplicação de questionário semiestruturado, dirigida aos profissionais das equipes de Saúde da Família atuantes nos Centros de Saúde do Município de Campina Grande que participam do HiperDia, sendo entrevistados 30 trabalhadores da saúde. Resultados: os ACSs representam o maior número de profissionais (50%), 66,66% da amostra é do sexo feminino e a média de idade ficou em 42 anos. Os ACSs apresentaram menor nível de escolaridade com apenas 40% possuindo graduação; 90% dos profissionais citaram a consulta medica como pratica mais comum dos Centros de Saúde para prevenir, tratar e detectar precocemente a hipertensão; 70% da amostra indicou a realização de práticas de promoção da saúde com maioria citando a realização de atividades de forma individual e em grupo; a oferta de capacitação é maior para o ACS (66,67%); no tocante ao combate aos fatores de risco, as atividades mais apontadas foram aquelas relacionadas a alimentação (71,42%); as principais barreiras citadas foram as relacionadas com usuário (50%) e em relação aos facilitadores a maioria mencionou a equipe multiprofissional (43,33%). Conclusão: conclui-se que os profissionais da SF, que participam do HiperDia, realizam importantes atividades aos hipertensos, mas suas ações ora aproximam-se e ora distanciam-se do que realmente é indicado em protocolos estabelecidos. Assim, pode-se afirmar que os profissionais não desempenham, de forma efetiva, as suas ações de promoção de saúde voltadas ao controle e prevenção da HAS, sinalizando a urgência na implementação de medidas que visem a adequação às normas recomendadas pelo Programa HiperDia e o MS.
Descrição: SOUZA, G. A. de. Avaliação das práticas de promoção de saúde voltadas ao controle e prevenção da hipertensão arterial no município de Campina Grande sob perspectiva dos profissionais de saúde. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8208
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geilson Arnor de Souza.pdfPDF - Geilson Arnor de Souza463.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.