Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8209
Título: Síndrome dolorosa miofascial em mulheres climatéricas atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia - UEPB
Autor(es): Sousa, Pâmela Thais da Silva
Palavras-chave: Síndrome da Dor Miofascial
Climatério
Ansiedade
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Introdução: O climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva e a senescência. Neste período ocorre uma série de alterações devido ao déficit na produção de hormônios esteróides ovarianos. Dentre as alterações prevalentes, estão os distúrbios emocionais como ansiedade e depressão, que podem desencadear dores musculoesqueléticas. A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é uma condição de dor regional causada pela presença de pontos gatilho (PG) nos músculos. Quando estes PG são pressionados ou se encontram ativos, produzem dor referida, tensão muscular e incapacidade. Objetivo: Investigar a presença de Síndrome Dolorosa Miofascial em mulheres climatéricas atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa, composto por 15 mulheres. Para a coleta de dados, foram utilizados o Questionário de Avaliação Fisioterapêutica no Climatério, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI), Avaliação dos pontos-gatilho e Limiar de Dor por pressão (LDP) através do Algômetro e Escala Visual Analógica (EVA). Os dados foram analisados através da estatística descritiva no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 18.0, com valores expressos em porcentagem, média e desvio padrão. Resultados: Não foi identificada alta prevalência dos níveis de ansiedade e depressão nas mulheres nessa fase do climatério, visto que a maioria (46,7%) apresentaram ansiedade leve, e 46,7% depressão em nível mínimo. Na análise da SDM, verificou-se que 60% das mulheres não apresentaram dor miofascial, enquanto que 93,3% relataram dores de outras origens. Conclusão: A maioria das mulheres estudadas não apresentaram SDM, tais resultados podem ser justificados pela intervenção fisioterapêutica a que são submetidas semanalmente. Fato que provavelmente contribuiu para a ausência ou menor prevalência de dor miofascial visto que há uma minimização dos fatores que a predispõe.
Descrição: SOUSA, P. T. da S. Síndrome dolorosa miofascial em mulheres climatéricas atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia - UEPB. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8209
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pâmela Thais da Silva Sousa.pdfPDF - Pâmela Thais da Silva Sousa900.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.