Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8222
Título: Estudo da redução do tempo de Síntese da Peneira Molecular SBA-15 por métodos distintos de aquecimento
Autor(es): Rodrigues, Jocielys Jovelino
Palavras-chave: SBA-15
Síntese
Aquecimento convencional
Aquecimento com micro-ondas
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: Na última década, as peneiras moleculares atraíram atenção de pesquisadores devido a seu vasto potencial de aplicação em diversas áreas tecnológicas como membrana de separação, catalisadores heterogêneos, membranas para reator catalítico, sensor químico, dispositivo eletrônico, isolante, entre outros (HWANG et al., 2003). Este trabalho teve como objetivo preparar a peneira molecular SBA-15 utilizando métodos distintos de aquecimento. Assim como, realizar um estudo da redução do tempo de síntese deste material. A SBA-15 foi sintetizada utilizando-se como surfactante o copolímero tribloco Pluronic e o Tetraetilortosilicato (TEOS) como fonte de Sílica. As amostras foram caracterizadas por DRX, EDX, ATD e adsorção física de N . A obtenção da peneira molecular mesoporosa, SBA-15 pelos métodos de aquecimento convencional e por energia de micro-ondas pôde ser confirmada pelos difratogramas de raios X. Os resultados de composição química, mostram que as amostras em estudo apresentaram alto teor de sílica. As análises de adsorção física de N 2 das peneiras moleculares SBA-15 mostram isotermas com perfil do tipo IV e histerese H1, características de materiais mesoporosos. As áreas superficiais específicas aumentaram e o volume de poro varia, devido ao aumento do tempo de síntese no micro-ondas. As análises térmicas das peneiras moleculares SBA-15 indicaram a eliminação do direcionador (Pluronic) no processo de calcinação. Por fim, verificou-se que a SBA-15 preparada pelo método de energia de micro-ondas, torna o processo mais viável por apresentar uma redução no tempo de síntese e com isso diminui consideravelmente o consumo de energia elétrica na síntese deste material.
Descrição: RODRIGUES, J. J. Estudo da redução do tempo de Síntese da Peneira Molecular SBA-15 por métodos distintos de aquecimento. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8222
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocielys Jovelino Rodrigues.pdfPDF - Jocielys Jovelino Rodrigues1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.