Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8227
Título: Projetos de intervenção escolar para mudança do estilo de vida relacionado à alimentação saudável e prática de atividades físicas no Ensino Fundamental em Campina Grande – PB
Autor(es): Leite, Rafaella Santos
Palavras-chave: Atividade física
Ações educativas
Alimentação
Estilo de vida
Data do documento: 26-Mar-2015
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar e analisar os projetos de intervenção para a adoção de estilos de vida saudáveis, acerca da alimentação e do incentivo à prática de atividades físicas, em escolas de ensino fundamental, das redes pública e privada de ensino, em Campina Grande-PB. O estudo caracteriza-se como do tipo descritivo, exploratório e documental, com análise quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 6 escolas públicas estaduais e 6 escolas privadas, de diferentes regiões da cidade, que oferecem o ensino fundamental no segundo ciclo (6° ao 9° ano). O instrumento utilizado foi uma entrevista, realizada com membros da gestão da escola e professor de Educação Física. Os dados foram analisados mediante análise qualitativa dos dados. Foram identificadas 12 escolas que realizam projetos no âmbito da saúde, sendo 10 projetos com temática alimentação realizados em 6 escolas privadas e 2 escolas públicas e 7 projetos com a temática atividade física, realizados em 5 escolas privadas e 2 escolas públicas. Os projetos apresentaram ações educativas como criação de horta, lanche saudável e palestras no tema alimentação e escolinhas esportivas no incentivo às atividades físicas. Os gestores e professores demonstraram pouco conhecimento e envolvimento nos projetos. Não foram encontradas diferenças entre as escolas públicas e privadas no desenvolvimento de projetos. Apesar da maioria das escolas possuírem projetos em saúde, poucos projetos podem ser considerados ações educativas, envolvendo gestão, professores e alunos, além de não existir a continuidade dos projetos. É preciso que haja uma estruturação dos projetos nas escolas para que seja alcançada uma efetividade na mudança de comportamento alimentar e de prática de atividades físicas nos alunos.
Descrição: LEITE, R. S. Projetos de intervenção escolar para mudança do estilo de vida relacionado à alimentação saudável e prática de atividades físicas no Ensino Fundamental em Campina Grande – PB. 2015. 59f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8227
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaella Santos Leite.pdfPDF - Rafaella Santos Leite2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.