Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8229
Título: Cateter central de inserção periférica como assistência de Enfermagem voltada para o recém-nascido: Uma revisão Integrativa de Literatura
Autor(es): Santos, Angélica Guedes dos
Palavras-chave: Recém-nascido
Atuação profissional
Assistência de Enfermagem
Data do documento: 12-Mar-2015
Resumo: Introdução: O PICC como assistência ao RN tem sido uma ferramenta moderna que torna o enfermeiro foco do procedimento, exigindo deste, maiores responsabilidades. Objetivo: analisar a literatura científica mundial que abordam a prática do cateter central de inserção periférica como assistência de enfermagem voltada para o recémnascido. Metodologia: Revisão Integrativa da literatura, com busca nas bases de dados do SCIELO, MEDLINE, LILACS e BDENF, usando os respectivos descritores: Recém-Nascido; PICC; Enfermagem Neonatal. Resultados: Foi incluído nesse estudo o total de 14 artigos, estes tratam da assistência de enfermagem ao RN, através do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC). Os estudos apontam os benefícios e desvantagens relacionado ao mesmo, mas tornam evidentes os problemas enfrentados pela enfermagem com repercussão direta ao neonato. Considerações Finais: Embora o PICC tenha conquistado espaço e credibilidade, o enfermeiro, profissional responsável, necessita de melhor amparo através de cursos de aperfeiçoamento para com sua manutenção. Problema comum aos países em desenvolvimento que pouco investem em saúde, onerando os custos e restringindo as possibilidades de sobrevida desses recém-nascidos.
Descrição: SANTOS, A. G. dos. Cateter central de inserção periférica como assistência de Enfermagem voltada para o recém-nascido: Uma revisão Integrativa de Literatura. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8229
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Guedes dos Santos.pdfPDF - Angélica Guedes dos Santos396.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.