Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8230
Título: Relação do perfil lipídico com a espessura média intimal da carótida em escolares
Autor(es): Morais, Yohana Brunna Rafael de
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Dislipidemia
Adolescente
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Introdução: As doenças cardiovasculares se tornaram uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, sendo a doença arterial coronariana a mais frequente e tendo diversos fatores de risco relacionados. A dislipidemia destaca-se como fator independente e de importante relação. Constatou-se que a doença aterosclerótica começa a se desenvolver na infância e adolescência, e quanto mais precoce o diagnostico subclínico, maior a sobrevida da população. Objetivos: Pretende-se observar a relação do perfil lipídico com a espessura média intimal da carótida em escolares adolescentes do município de Campina Grande, PB. Métodos: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido nas escolas públicas de pequeno porte do município de Campina Grande, Paraíba, Brasil, Amostra composta por adolescentes entre 15 e 20 anos incompletos. Utilizou-se a análise de variáveis bioquímicas para caracterizar o perfil lipídico: colesterol total, lipoproteína de alta densidade (HDL), colesterol não-HDL e triglicerídeos. A espessura médio-intimal da carótida foi obtida com um aparelho de ultrassonografia doppler de alta resolução. Os formulários para obtenção de dados socioeconômicos foram submetidos à validação no subprograma Validate do Epi Info 7, utilizado, juntamente com o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 22.0) para o processamento das análises estatísticas. Resultados obtidos: A amostra foi composta por 103 adolescentes. Obtevese idade média de 16,7 ± 1,1 anos. O sexo mais prevalente foi o feminino (69,9%). Mais da metade da população (59,2%) denominou-se não-branca. E observou-se que, na maioria (88,35%), as mães apresentaram-se como as responsáveis pelos menores. Quanto à classe socioeconômica, constatou-se maior prevalência (37,9%) da classe C1. No que se refere ao perfil lipídico, 49,0% dos adolescentes apresentaram HDLcolesterol abaixo do valor esperado. Já os valores das médias das medidas da espessura das carótidas foram semelhantes em meninos (0,512; DP:0,039) e meninas (0,515; DP:0,037). Sendo observado analise estatística significativa entre o colesteol HDL e a espessamento médio intimal. Conclusão: A maior parte da amostra obteve valores desejáveis para a faixa etária, porem as alterações no perfil lipídico não deve ser desprezado tendo em vista a predisposição para doenças cardiovasculares futuras. E utilização do espessamento medio intimal das carótidas é considerado um importante avaliador do risco precoce de aterosclerose subclínica e necessita de mais estudos em crianças e adolescente que comprovem a sua eficácia nessa faixa etária.
Descrição: MORAIS, Y. B. R. de. Relação do perfil lipídico com a espessura média intimal da carótida em escolares 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8230
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yohana Brunna Rafael de Morais.pdfPDF - Yohana Brunna Rafael de Morais696.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.