Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8232
Título: Tratamento fisioterapêutico em paciente politraumatizado: Relato de Caso
Autor(es): Carneiro, Laize Fernandes
Palavras-chave: Vivência clínica
Fisioterapia
Cinesioterapia
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O trabalho foi desenvolvido a partir de uma vivência clinica realizada durante o estágio supervisionado na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB. Com enfoque no tratamento de politraumatismo no setor de traumato-ortopedia, totalizando-se de 25 atendimentos fisioterapêuticos por encaminhamento médico. O paciente que sofreu fratura de diáfise distal de fêmur esquerdo e fraturas obliqua distal de rádio e ulna do membro esquerdo, por traumatismo de grande impacto em acidente motociclístico. Na avaliação fisioterapêutica notou-se na palpação e inspeção dor e edema em punho, antebraço, mãos e dedos esquerdos, com redução de amplitude de movimento e de força do membro afetado. Observou-se dor e edema em inspeção e apalpação em membro inferior e joelho esquerdo, fraqueza muscular do quadríceps femoral, abdutores e adutores do quadril e redução de amplitude de movimento de flexo/extensão do joelho esquerdo. A partir da avaliação foram escolhidas inicialmente as seguintes condutas fisioterapêuticas: cinesioterapia: exercícios isométricos, alongamento, mobilizações passivas e ativo-assistidas; Eletroterapia: TENS e Corrente Russa; e orientações quanto à postura e coluna. O tratamento atingiu a maioria das propostas estabelecidas, como ganho de força muscular e deambulação com dispositivo auxiliar de marcha e posteriormente sem uso deles.
Descrição: CARNEIRO, L. F. Tratamento fisioterapêutico em paciente politraumatizado: Relato de Caso. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8232
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíze Fernandes Carneiro.pdfPDF - Laíze Fernandes Carneiro2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.