Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8233
Título: Perfil das gestantes atendidas no Projeto de Extensão Fisioterapia na Comunidade em uma UBSF de Campina Grande - PB
Autor(es): Bezerra, Samarony Caio Moreno
Palavras-chave: Gestantes
Ações educativas
Fisioterapia
Extensão universitária
Data do documento: 15-Jun-2015
Resumo: A gestação é um evento significativo na vida da mulher e o pré-natal é essencial para garantir uma boa evolução da gravidez. A fisioterapia pode, durante este período, propor um trabalho preventivo e terapêutico com o foco na qualidade de vida da gestante. Mediante afirmação, o objetivo desse trabalho é descrever o perfil das gestantes em acompanhamento fisioterapêutico realizado a partir de um projeto de extensão na comunidade. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, documental e quantitativo constituído por 35 gestantes cadastradas nesta UBSF que foram acompanhadas no período de outubro de 2013 a julho de 2014, de acordo com as fichas de avaliação dessas. Os dados da pesquisa mostram que, segundo as condições socioeconômicas, 54,3% destas mulheres apresentaram idade entre 20 e 29 anos, 57,1% tinham companheiro, 68,6% não trabalhavam e 62,9% delas viviam com apenas um salário mínimo; isso está ligado diretamente como baixo índice de escolaridade e o tipo de ocupação apresentado pela amostra. Quanto aos dados da gestação atual, 60% das mulheres não eram primigestas e 82,9% afirmaram que sua gestação atual foi desejada. Observou-se a importância de conhecer o perfil das gestantes para melhor assistir e direcionar determinadas ações, promovendo assim uma gestação tranquila e saudável.
Descrição: BEZERRA, S. C. M. Perfil das gestantes atendidas no Projeto de Extensão Fisioterapia na Comunidade em uma UBSF de Campina Grande - PB. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8233
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samarony Caio Moreno Bezerra.pdfPDF - Samarony Caio Moreno Bezerra838.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.