Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8235
Título: Atividade anti-inflamatória de microemulsão contendo óleo de pequi (Caryocar coriaceum W.)
Autor(es): Diniz, Danielle Mendes
Palavras-chave: Óleo de pequi
Atividade anti-inflamatória
Microemulsão
Ácidos graxos
Data do documento: 15-Set-2015
Resumo: O pequi (Caryocar coriaceum W.) é uma planta nativa do Cerrado brasileiro, que apresenta propriedades biológicas consideráveis. O óleo extraído desta planta contém níveis elevados de ácidos graxos insaturados com comprovada atividade anti-inflamatória e antioxidante. Inserir óleos fixos em sistemas nanocarreadores pode, além de melhorar as suas propriedades físico-químicas, aumentar a penetração cutânea para ação local devido aos tensoativos presentes em tais formulações. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma microemulsão para administração tópica local, através da elaboração de um diagrama de fases pseudoternário (DFPT), e aplicá-la em modelo inflamatório. O DFPT foi produzido utilizando os tensoativos Kollyphor EL ® e Brij 52 ® (88,5% e 11,5%, respectivamente), o óleo de polpa de pequi e a fase aquosa (água e propilenoglicol, 1:3). As propriedades físico-químicas, pH e condutividade foram analisadas e a atividade in vivo foi verificada por meio do teste do edema da pata induzido por carragenina, seguido da avaliação histológica. O sistema composto por 47,6% de tensoativos, 5,3% de óleo de pequi e 47,1% de fase aquosa apresentou aspecto homogêneo e transparente, sem separação de fases ou precipitação, com uma cor amarelada típica do óleo de pequi. O valor de pH obtido indicou um sistema adequado para aplicação tópica. O estudo biológico revelou aumento da atividade do óleo de pequi quando incorporado na microemulsão e estes resultados corroboraram com a análise histológica realizada. Este nanosistema apresenta-se, portanto, como um promissor carreador para melhorar a atividade anti-inflamatória tópica do óleo vegetal.
Descrição: DINIZ, D. M. Atividade anti-inflamatória de microemulsão contendo óleo de pequi (Caryocar coriaceum W.). 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8235
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Mendes Diniz.pdfPDF - Danielle Mendes Diniz1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.