Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8236
Título: Análise dos casos de acidentes causados por abelhas e vespas em um Centro de Controle de Intoxicação em um município da Paraíba
Autor(es): Batista, Clauberth Weerner Araújo
Palavras-chave: Intoxicações
Epidemiologia
Picadas
Toxicologia
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: As intoxicações constituem um problema de saúde pública em todo o mundo, existindo diferença entre os perfis dos países relacionados com fatores geográficos, culturais, sociais e econômicos. Em relação às intoxicações no Brasil os animais peçonhentos ocupam a segunda posição no número de ocorrências e nesse universo onde se encontram principalmente os casos de picadas de escorpião e serpentes, também existem os casos relacionados a picadas de abelhas e vespas que podem desencadear reações alérgicas nos pacientes. Este estudo teve como objetivo estabelecer o perfil epidemiológico dos acidentes causados por abelhas e vespas, bem como dos pacientes que apresentaram reações alérgicas as mesmas, ocorrido no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2013, atendidos no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e notificados pelo CEATOX-CG, tendo como caráter de inclusão os pacientes que apresentaram reações alérgicas às picadas. Foram analisados os dados de 49 pacientes onde os achados epidemiológicos mostraram que a maior parte dos pacientes era do sexo masculino, a faixa etária predominante foi entre 30 a 39 anos com a maioria alfabetizados sendo a zona urbana a mais prevalente nos acidentes e a região anatômica mais acometida foi à cabeça. A maioria dos pacientes foi atendida em até 3 horas após o acidente, tendo ocorrido à predominância de casos leves. A manifestação local mais prevalente foi o edema e as manifestações sistêmicas mais predominantes foram as vagais com destaque para as náuseas. Os casos envolvendo as picadas desses himenópteros podem ocasionar reações graves, porém profissionais de saúde bem capacitados e informados contribuem para que os acidentes evoluam da melhor maneira possível.
Descrição: BATISTA, C. W. A. Análise dos casos de acidentes causados por abelhas e vespas em um Centro de Controle de Intoxicação em um município da Paraíba. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8236
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clauberth Weerner Araújo Batista.pdfPDF - Clauberth Weerner Araújo Batista1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.