Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8237
Título: Avaliação da Síndrome Metabólica em policiais militares do 2º BPM da Paraíba
Autor(es): Cordeiro, Ana Karoline Rocha
Palavras-chave: Síndrome Metabólica
Doenças cardiovasculares
Fatores de risco
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: A Síndrome metabólica está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior que na população normal e mortalidade cardiovascular três vezes maior. Essa síndrome está totalmente relacionada as doenças cardiovasculares que desenvolvem-se a partir da ação de vários fatores de risco. Além da idade, a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão arterial, o diabetes, e as dislipidemias têm papel importante no contexto dessas doenças. Alterações no perfil lipídico estão frequentemente associadas à SM que inclui ainda a resistência à insulina e pressão arterial elevada. Com a prevalência destes fatores na população em geral, esta pesquisa busca avaliar a presença de síndrome metabólica em policiais militares do Segundo Batalhão de Polícia Militar da Paraíba localizado no município de Campina Grande. Para tal, foram feitas análises das dosagens bioquímicas e dos hábitos que interferem na saúde de 73 profissionais, com faixa etária entre 18 e 60 anos. No geral, foi obtido um resultado com alta prevalência de obesidade, hipertensão, hipertrigliceridemia, glicemia alterada e prevalência de Síndrome metabólica (SM).
Descrição: CORDEIRO, A. K. R. Avaliação da Síndrome Metabólica em policiais militares do 2º BPM da Paraíba. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8237
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Karoline Rocha Cordeiro.pdfPDF - Ana Karoline Rocha Cordeiro768.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.