Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8249
Título: Análise da vegetação de caatinga no Núcleo de Desertificação do Seridó Ocidental da Paraíba: Sítio Água Fria, São José do Sabugi
Autor(es): Araújo, Matheus Duarte de
Palavras-chave: Florística
Fitossociologia
Caatinga
Data do documento: 20-Fev-2015
Resumo: Este trabalho objetivou avaliar um fragmento de Caatinga arbustiva arbórea, por meio de um levantamento florístico existente em um recorte territorial no núcleo de desertificação do Seridó ocidental da Paraíba, o qual cumpre o papel na construção de um inventário florístico. O estudo foi realizado no Sítio Água Fria, São José do Sabugi, 06°46’32’’S e 36°47’56’’W, a 200 km de Campina Grande. Buscou-se realizar uma análise das condições da vegetação, aplicando a distribuição das parcelas de forma sistemática em uma distância de 200 metros entre parcelas dentro do transecto e 300 metros entre os transectos. Utilizando parcelas de área fixa sistematicamente distribuídas, com área de 400 m² (20 x 20 m), As espécies que foram identificadas entre vivas e em estado de latência foram: Mofumbo, (Combretum leprosum); Jurema preta (Mimosa hodtilis); Marmeleiro (Cróton sincorensis); Catingueira (Caesalpinia pyramidalis); Pinhão bravo (Jatropha pohliana ); Mandacaru (Cereus jamacaru); Xique-xique (Pilosocereus gounellei). Evidencia-se que os valores das precipitações ao longo dos últimos anos foram menores que os das séries histórias, retratando assim a seca na localidade, sendo o desmatamento o principal responsável do processo de desertificação da região. Os relatos dos moradores demonstram consciência de que a preservação da Caatinga é importante, porém, não são adotadas medidas de controle da degradação.
Descrição: ARAÚJO, M. D. de Análise da vegetação de caatinga no Núcleo de Desertificação do Seridó Ocidental da Paraíba: Sítio Água Fria, São José do Sabugi. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8249
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Duarte de Araújo.pdfPDF - Matheus Duarte de Araújo1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.