Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/825
Título: A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente
Autor(es): Vieira, Magnum Freire
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Origami
Técnicas de ensino
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: A ligação com a geometria e o origami é evidente ou explícita. Como o origami é a arte das dobraduras, e mesmo que os vínculos sejam simples, ao dobrarmos a folha e fazermos as devidas observações, verificaremos logo um modelo. Com esse trabalho de conclusão de curso o nosso objetivo foi apresentar dentro do Programa Projovem adolescente do município Remígio uma oficina de origami, que contribuiu para introduzir de forma inovadora elementos fundamentais para o aprendizado da geometria. Pois, a geometria está presente não só na arte do origami como na vida cotidiana das pessoas. A oficina do origami foi executada durante oito meses. Os encontros foram realizados quinzenalmente durante o ano de 2011, totalizando assim 16 encontros, cada um com uma hora-aula de duração, ou seja, uma hora e trinta minutos. De acordo com o nível de dificuldade do uso do origami dividimos a oficina em cinco momentos, sendo o último momento a exposição dos trabalhos pelos estudantes. A abstração que requer o estudo da geometria foi amenizada pela oficina do origami, pois os estudantes superaram as suas dificuldades e despertaram para os conteúdos abordados, como figuras geométricas, ângulos, medidas, escalas etc. Dessa forma, percebemos que a oficina do origami, provocou o interesse pela arte das dobraduras. Acreditamos que a maneira lúdica do uso do origami associado ao ensino da geometria contribui para que o aprendizado se tornasse um momento rico, em que a participação e a criatividade dos estudantes foram essenciais.
Descrição: VIEIRA, M. F. A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/825
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magnum Freire Vieira.pdfPDF - Magnum Freire Vieira4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.