Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8251
Título: Quantificação de cafeína em água utilizando a espectroscopia no UV-visível e regressão em mínimos quadrados parciais
Autor(es): Silva, José Yago Rodrigues
Palavras-chave: Cafeína
Contaminantes emergentes
Quimioterapia
UV/vis.
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: As estações de tratamento de água (ETA) não foram idealizadas para o tratamento de contaminantes emergentes, como fármacos e constituintes químicos de produtos de higiene pessoal, deste modo os tratamentos atualmente realizados não são capazes de eliminá-los de maneira eficaz no tratamento dos efluentes. A presença de cafeína nestes efluentes vem sendo vista como um indicativo de contaminação ambiental e da ineficácia dos métodos de tratamento de efluentes atualmente utilizados. Um estudo recente comprovou a presença de cafeína em teores consideráveis em águas de abastecimento de diversas capitais brasileiras. O método de análise geralmente utilizado para análise de compostos em baixos teores, como é o caso dos contaminantes emergentes, é a cromatografia, que apesar de ser uma técnica bastante estabelecida, é também dispendiosa e laboriosa. Neste trabalho, foi desenvolvida uma metodologia baseada na espectroscopia Ultravioleta e Visível aliada a técnicas quimiométricas para a identificação e quantificação de cafeína em águas de abastecimento. A metodologia desenvolvida se apresenta como um método alternativo à cromatografia. A partir da análise em componentes principais foi possível distinguir entre a água não contaminada e as soluções contendo diferentes concentrações de cafeína. Para os modelos de quantificação, foram testadas diferentes faixas de trabalho e de acordo com os valores de raiz quadrada dos erros de calibração e previsão (RMSEC e RMSEP) as três faixas de trabalho testadas apresentaram resultados satisfatórios. No entanto a faixa de trabalho de ~190 a ~300 nm, apresentou um valor de RMSEP menor que os apresentados pelos modelos construídos utilizando as outras duas faixas. Os pré-processamentos espectrais que apresentaram melhor performance foram o MSC e a suavização utilizando o polinômio Savitizky-Golay e janela de 7 pontos.
Descrição: SILVA, J. Y. R. Quantificação de cafeína em água utilizando a espectroscopia no UV-visível e regressão em mínimos quadrados parciais. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8251
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Yago Rodrigues Silva.pdfPDF - José Yago Rodrigues Silva4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.