Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8258
Título: Aspectos ecológicos e florística de "ilhas" de vegetação em um afloramento rochoso no semiárido do Brasil
Autor(es): Silva, Francisco Siqueira da
Palavras-chave: Similaridade florística
Inselbers
Biodiversidade
Biogeografia
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Os Inselbergs são formações rochosas que entre suas características, apresentam formações vegetais distribuídas sobre sua superfície, representando sistemas insulares denominados de “ilhas” de vegetação. Objetivou-se neste trabalho, caracterizar aspectos ecológicos da vegetação e descrever a composição florística das ilhas em um inselberg situado na mesorregião Agreste do estado da Paraíba, semiárido brasileiro. Foram estudadas 10 ilhas distribuídas e marcadas aleatoriamente sobre o inselberg. Os dados para o tamanho insular e a distância entre todos os pontos, foram obtidos por meio de um aparelho GPS (Global Positioning System), adotando as unidades padrão de metro (m) para distância e metros quadrados (m 2 ) para área. Além disso, foi observado o grau de declividade das ilhas utilizando um clinômetro e através do Past (Paleontological Statistics) foram feitas as regressões de diversidade e altitude, densidade e declividade e similaridade e distância. Observou-se também as síndromes de dispersão das espécies, baseando-se nas variáveis ambientais como: altitude, declividade e tamanhos das ilhas. Os resultados obtidos mostram padrões distintos para as ilhas, caracterizando a heterogeneidade do afloramento rochoso, tendo as síndromes de dispersão influencia nesses padrões. Dentre as regressões obtidas, a verificada entre similaridade e distância confirma a teoria de biogeografia de ilhas.
Descrição: SILVA, F. S. da. Aspectos ecológicos e florística de "ilhas" de vegetação em um afloramento rochoso no semiárido do Brasil. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8258
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Siqueira da Silva.pdfPDF - Francisco Siqueira da Silva1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.