Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8261
Título: Avaliação in vitro da eficácia do peróxido de hidrogênio a 35% sobre a estrutura dental de dentes bovinos
Autor(es): Lima, Gyslanne Kelly Pessoa de
Palavras-chave: Clareamento dentário
Peróxido de hidrogênio
Odontologia estética
Data do documento: 16-Jun-2014
Resumo: A vertente estética da odontologia já possui espaço consolidado na sociedade atual. Com toda a demanda por tratamentos que melhorem a aparência dos dentes, o clareamento dental é uma opção estética conservadora. Há disponíveis em mercado diversos agentes clareadores fabricados industrialmente, como também se tem a possibilidade de obter-se os mesmos em farmácia de manipulação, que oferecem esses produtos a menor custo. Portanto o objetivo do presente estudo in vitro, foi avaliar o poder clareador do peróxido de hidrogênio a 35% industrializado e manipulado, sobre a estrutural dental em dentes bovinos. Para realização deste estudo foram utilizados 24 dentes bovinos e foi selecionada uma substância clareadora comumente utilizada em consultório odontológico, o peróxido de hidrogênio, sendo utilizada a mesma substância em diferentes meios de obtenção, um produto industrializado e outro de farmácia de manipulação, ambos como a mesma concentração de 35%. Os corpos-de-prova obtidos foram agrupados aleatoriamente em três grupos experimentais, de oito dentes, tendo sido realizadas para cada grupo experimental três sessões de clareamento, cada qual com três aplicações de quinze minutos, seguindo as recomendações do fabricante industrializado. Os corpos-de-prova foram analisados através da leitura de cor, utilizando a escala VITA Classic e registro fotográfico dos mesmos. Diante dos resultados alcançados, concluiu-se estatisticamente, que o peróxido de hidrogênio a 35% industrializado obteve melhor desempenho quando comparado ao peróxido de hidrogênio a 35% manipulado, tendo sido a redução do nível de saturação maior no decorrer das análises ao se utilizar o gel industrializado.
Descrição: LIMA, G. K. P. de. Avaliação in vitro da eficácia do peróxido de hidrogênio a 35% sobre a estrutura dental de dentes bovinos. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8261
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gyslanne Kelly Pessoa de Lima.pdfPDF - Gyslanne Kelly Pessoa de Lima386.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.