Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8264
Título: Avaliação da terapia medicamentosa em hipertensos do distrito de Galante - PB
Autor(es): Souto, Gustavo Pereira de
Palavras-chave: Hiperdia
Uso de medicamentos
Atenção farmacêutica
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: Nos últimos anos ocorreu um aumento no número de óbitos causados pelas doenças crônicas não-transmissíveis, dentre elas, a hipertensão arterial sistêmica (HAS). A HAS é, atualmente, um dos fatores de risco mais importante de morbimortalidade de doenças cardiovasculares em adultos. Este estudo teve como objetivo avaliar a terapia medicamentosa dos usuários hipertensos cadastrados no HIPERDIA na Unidade Básica de Saúde da Família Galante II, em Campina Grande – PB. Participaram 60 hipertensos, com média de idade de 64,5 anos e, por meio de fichas de acompanhamento mensal, foram coletados os dados pessoais e as pressões arteriais (PA) dos mesmos. Também foram feitas cópias das prescrições dos antihipertensivos de cada paciente para avaliação do tratamento farmacológico. Os resultados foram digitados no Microsoft Excel (2003) e tratados no Epi-info 3.5.2. Os idosos representaram 70% da amostra estudada, e os anti-hipertensivos mais utilizados foram o hidroclorotiazida (65%) e o captopril (35%). A politerapia e a monoterapia foram utilizadas por 63% e 37% dos indivíduos, respectivamente, e dentre os pacientes em politerapia, 87% fazia uso de associação entre dois medicamentos. As PA se mostraram normais em 76% dos hipertensos. Observaram-se erros em algumas prescrições de hidroclorotiazida, captopril e propranolol, não sendo encontrado nenhum caso de superdosagem. Tendo em vista que se tratavam de pacientes assistidos mensalmente por uma equipe de Atenção Farmacêutica, esses resultados mostram a importância do farmacêutico nas equipes multidisciplinares de saúde, no sentido de desenvolver ações para promover uma maior adesão ao tratamento farmacológico e contribuir para o uso racional de medicamentos.
Descrição: SOUTO, G. P. de. Avaliação da terapia medicamentosa em hipertensos do distrito de Galante - PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8264
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Pereira de Souto.pdfPDF - Gustavo Pereira de Souto469.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.