Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8266
Título: Biopolímero da goma do cajueiro (Anacardium occidentale L.) como potencial excipiente farmacêutico
Autor(es): Ramalho, Izola Morais de Medeiros
Palavras-chave: Polissacarídeo
Polímero natural
Cajueiro
Data do documento: 2-Jun-2014
Resumo: O uso de gomas naturais de exudatos e extratos de plantas vêm crescendo nos últimos anos, e tornou-se uma possibilidade lucrativa para a indústria nacional e internacional. Este artigo descreve as propriedades de fluxo do polímero do cajueiro (PC) e suas possíveis aplicações na indústria farmacêutica. O objetivo deste trabalho foi extrair e caracterizar o polímero do cajueiro como matéria-prima promissora para o uso farmacêutico. As etapas de extracção e purificação do polímero foram realizadas em solução aquosa até a obtenção do seu sal de sódio, que foi liofilizado. As amostras obtidas foram caracterizadas quanto o tamanho de partículas, teor de cinzas, densidade bruta e de compactação, índice de compressibilidade, fator de Hausner, ângulo de repouso, TGA, DSC, FTIR e DRX. A granulometria feita pelo MEV mostrou um tamanho médio de partícula de 443 ± 42,6µm. O teor de cinzas encontrado foi 5,75 ± 0,07%. Os dados sobre a propriedade de fluxo mostram que PC é um material de baixa densidade, com propriedade deficiente de compactação/compressão e propriedades de fluxo livre. Além disso, as análises térmica e estrutural mostraram a temperatura de degradação do PC, o teor de cinzas, a temperatura de transição vítrea (Tg), a composição estrutural e aspecto amorfo do polímero. Portanto, estes resultados sugerem a PC como um potencial excipiente farmacêutico.
Descrição: RAMALHO, I. M. de M. Biopolímero da goma do cajueiro (Anacardium occidentale L.) como potencial excipiente farmacêutico. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8266
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ízola Morais de Medeiros Ramalho.pdfPDF - Ízola Morais de Medeiros Ramalho601.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.