Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8269
Título: Diagnóstico e proposta de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde um uma Unidade de Saúde da Família na cidade de Queimadas - PB
Autor(es): Aragão, Gilliane Pereira
Palavras-chave: Lixo hospitalar
Gestão de resíduos sólidos
Preservação ambiental
Data do documento: 11-Set-2014
Resumo: Os resíduos sólidos provenientes dos serviços de saúde são considerados, de maneira geral, contaminantes, nocivos à saúde humana e principalmente agressiva ao meio ambiente. Este tema é muito discutido, devido ao potencial de risco que apresentam à saúde pública e ao meio ambiente. A produção e o manejo destes resíduos são pouco estudados. No entanto a grande demanda desses serviços, os riscos inerentes ao manejo inadequado e a normatização que determina que todo gerador de resíduos, deve ter elaborado seu plano de gerenciamento de resíduos. Diante disso, este trabalho de pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de identificar e observar como são descartados os resíduos produzidos durante as atividades diárias na unidade de saúde da família da cidade Queimadas - PB. O descarte inadequado de resíduos tem produzido enormes problemas ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Como metodologia, foi realizado um levantamento literário sobre o tema. Em seguida, foram realizadas visitas “in loco” a unidade de saúde, com a finalidade de verificar as condições do estabelecimento e visualizar a Gestão de Gerenciamento dos Resíduos. Os resultados demonstram que com a implementação do plano de gestão na unidade de saúde ocorreu uma melhora significativa na forma em que os resíduos sólidos de serviços de saúde (RSS) eram descartados, os resultados foram positivos uma vez que ocorreu a minimização desses resíduos.
Descrição: ARAGÃO, G. P. Diagnóstico e proposta de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde um uma Unidade de Saúde da Família na cidade de Queimadas - PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8269
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilliane Pereira Aragão.pdfPDF - Gilliane Pereira Aragão826.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.