Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8270
Título: Distribuição altitudinal de aves no semiárido, Nordeste, Brasil
Autor(es): Cavalcante, José Vinícius Marques
Palavras-chave: Gradiente altitudinal
Riqueza de espécies
Avifauna neotropical
Enclaves florestais
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A distribuição de espécies em gradientes espaciais representa um tema de interesse em estudos ecológicos. A riqueza de espécies em gradientes altitudinais, por exemplo, vem sendo abordada há muito tempo e ainda é alvo de pesquisas recentes. A princípio, um declínio monotônico do número de espécies com a altitude foi considerado como modelo global, mas a descrição de um padrão unimodal apresentando uma riqueza de espécies no meio do gradiente possibilitou a determinação de várias causas associadas à diversidade de padrões. A riqueza de aves em gradientes altitudinais passou a ser pesquisada de modo frequente, entretanto muitas lacunas ainda permanecem. Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência de gradientes altitudinais sobre uma comunidade de aves em uma área da encosta ocidental do Planalto da Borborema – Nordeste do Brasil. Foi utilizado o método de listagem de Mackinnon, em diferentes cotas altitudinais e nos período de estiagem e chuvoso, sendo avaliadas a riqueza total de espécies e sua dependência florestal através do software EstimateS 9.1 e do programa PAST. Uma riqueza de 154 espécies foi registrada, além de um pico de espécies nas zonas mais elevadas do gradiente, revelando a existência de variação altitudinal na comunidade de aves analisada. No entanto, essa variação foi diferenciada entre o período de estiagem e chuvoso, assim como entre grupos de aves com distintas dependências de habitats. Comprovando a importância desses fatores na compreensão de padrões de distribuição regionais.
Descrição: CAVALCANTE, J. V. M. Distribuição altitudinal de aves no semiárido, Nordeste, Brasil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8270
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Vinícius Marques Cavalcante.pdfPDF - José Vinícius Marques Cavalcante1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.