Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8273
Título: Análise da distribuição espacial dos hidrantes urbanos no sistema de abastecimento de água de Campina Grande - PB
Autor(es): Martins, Diego de Souza
Palavras-chave: Hidrantes urbanos
Distribuição de hidrantes
Incêndio
Data do documento: 10-Set-2014
Resumo: Dentre as atribuições do Corpo de Bombeiros a que mais se destaca para a sociedade está relacionada ao combate a incêndios, decerto pela ideia de destruição. Conclui-se que para uma atuação eficaz, a fim de debelar esse sinistro devastador exige-se a provisão de meios eficientes. Pesquisas vêm sendo realizadas pelos bombeiros militares do país, na tentativa de verificar os problemas enfrentados com a falta de locais propícios para o reabastecimento de água (hidrantes), evitando ou minimizando desgaste das guarnições e das viaturas e perdas de vidas e de bens. A distribuição de hidrantes urbanos alocados de forma adequada nos locais de riscos de incêndios repassa confiabilidade à instituição e propicia mais segurança à população. Para tanto, o estudo ora elaborado tem por objetivo conhecer a situação dos hidrantes urbanos instalados na cidade de Campina Grande-PB, mapeando e observando suas distribuições espaciais de acordo com o que preconiza as normas existentes. Através de pesquisas de campo foi verificada a necessidade de melhorias e da expansão de sua rede. Após análise sugere-se a atualização da Norma Técnica de hidrantes urbanos do estado da Paraíba e a busca de seu fiel cumprimento através de parceria entre Corpo de Bombeiros e Concessionária de Abastecimento de Água da Paraíba a fim de melhorar o sistema de hidrantes urbanos da cidade de Campina Grande-PB.
Descrição: MARTINS, D. de S. Análise da distribuição espacial dos hidrantes urbanos no sistema de abastecimento de água de Campina Grande - PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8273
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego de Souza Martins.pdfPDF - Diego de Souza Martins527.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.