Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8274
Título: Análise do comportamento fúngico em uma célula experimental de resíduos sólidos urbanos da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Torquato, Amanda Laurentino
Palavras-chave: Gestão de resíduos sólidos
Fungos
Biodegradação
Data do documento: 10-Set-2014
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos (RSU), por serem inesgotáveis, tornaram-se uma problemática na maioria das grandes cidades brasileiras tendo em vista a quantidade de resíduos de toda natureza que são descartados diariamente, muitas vezes sem nenhuma preocupação com um destino final adequado. A solução mais prática e de menor custo que está sendo utilizada para tratar os resíduos sólidos urbanos, são os aterros sanitários, porém, ainda existem muitas cidades que descartam os resíduos a céu aberto. Neste sentido, as células experimentais ou lisímetros sugestionam através de seu monitoramento os possíveis ajustes que poderão ser aplicados em escala real. A grande quantidade de micro-organismos que estão presentes na massa de resíduos, logo após a sua disposição, se dá por conta da quantidade de oxigênio que se encontra logo na fase inicial, contribuindo positivamente para a biodegradação da massa desses resíduos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência dos parâmetros físicos e físico-químicos no comportamento dos fungos em um lisímetro de resíduos sólidos urbanos provenientes da cidade de Campina Grande-PB. O monitoramento do biorreator envolveu coletas mensais de amostras sólidas para análises laboratoriais e posteriormente a quantificação das unidades formadoras de colônias (UFC) fúngicas. No decorrer da pesquisa, notou-se que estes micro-organismos se mostraram presentes em todos os níveis de profundidades (inferior, intermediária e superior), e praticamente constantes em relação aos meses de monitoramento. Os parâmetros estudados mostraram-se satisfatórios para o desenvolvimento desses organismos. Estudar os fungos ao longo do tempo foi de extrema importância para entender a influência que estes micro-organismos têm em relação à redução da matéria orgânica por meio da biodegradação.
Descrição: TORQUATO, A. L. Análise do comportamento fúngico em uma célula experimental de resíduos sólidos urbanos da cidade de Campina Grande - PB. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8274
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Laurentino Torquato.pdfPDF - Amanda Laurentino Torquato2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.