Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8276
Título: Vulnerabilidade a transtornos alimentares e suicídio na adolescência: Relações de gênero
Autor(es): Santos, Maria Cristina Duarte dos
Palavras-chave: Adolescência
Imagem corporal
Suicídio
Transtornos alimentares
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Com base na literatura, a imagem corporal parece estar associada ao adoecimento das pessoas, principalmente a transtornos alimentares e suicídio na adolescência. Já que se trata de um período de desenvolvimento mais vulnerável por causa das intensas mudanças físicas e psicológicas, como também de influências socioculturais sobre o comportamento de cada gênero, reforçadas pelo espaço midiático. Este trabalho objetivou investigar vulnerabilidade a transtornos alimentares, suicídio e possíveis relações de gênero. Tratou-se de um estudo descritivo e transversal com adolescentes de ensino médio de Esperança, PB. Foram realizadas avaliação de comportamentos alimentares e suicidas, medidas antropométricas e Índice de Massa Corporal através de um questionário autoaplicável e a autopercepção de imagem corporal por meio da Escala de Silhueta de Tiggemann e Wilson-Barrett e análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados evidenciaram uma amostra composta por quatrocentos adolescentes (n=400), 55,7% do sexo feminino e 44,3 % do sexo masculino, com média de idade de 16,85 anos (DP=2,3). Verificou-se que em ambos os sexos havia insatisfação com a imagem corporal, apontando que uma parcela significativa de meninos deseja ganhar peso (60 adolescentes), enquanto as meninas querem perder peso (65 adolescentes). Houve correlações significativas entre comportamentos suicidas: pensou em se matar (p<0,002), tentou se matar (p<0,003) e insatisfação com a imagem corporal. Esta insatisfação pode estar associada às práticas mencionadas por eles, tais quais, usar anabolizantes e praticar atividade física para ganhar peso (sexo masculino) e usar laxantes, medicamentos, fazer de dieta, jejum, dentre outras, com o intuito de perder peso (sexo feminino).
Descrição: SANTOS, M. C. D. dos. Vulnerabilidade a transtornos alimentares e suicídio na adolescência: Relações de gênero. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8276
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cristina Duarte dos Santos.pdfPDF - Maria Cristina Duarte dos Santos666.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.