Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8279
Título: Reflexões sobre o sentido da vida na terceira idade
Autor(es): Brito, Jailma Tavares de
Palavras-chave: Envelhecimento
Logoterapia
Longevidade
Terceira idade
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: Este estudo acerca do sentido da vida na terceira idade tem como base teórica a Logoterapia e Análise existencial de Viktor Emil Frankl. Para esta teoria, o sentido da vida faz parte dos questionamentos existenciais e é uma busca constante do ser humano. A questão do envelhecimento e da longevidade humana é algo que vem despertando maior interesse por parte de estudiosos do desenvolvimento humano na última década, devido aos avanços da ciência que tem proporcionado maior qualidade de vida e consequentemente maior longevidade. Sendo assim, o desafio essencial é que o idoso passe a lidar, de maneira positiva, com as perdas que ocorrem a nível biológico, psicológico e social, que acompanham todo o processo de envelhecimento. Essa capacidade de lidar com as mudanças que se impõem não podem permanecer apoiadas nas mesmas habilidades e capacidades que antes proporcionavam segurança ao idoso. Assim, este estudo propõe caminhos, de acordo com a Logoterapia, que contribuem para uma vida dotada de sentido, motivando os idosos a valorizarem a etapa de desenvolvimento em que se encontram, vivendo sua existência única e irrepetível de maneira plena. Quanto à metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, contextualizando estudos já existentes e correlacionando-os com os objetivos propostos.
Descrição: BRITO, J. T. de. Reflexões sobre o sentido da vida na terceira idade. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8279
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma Tavares de Brito.pdfPDF - Jailma Tavares de Brito351.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.