Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8280
Título: Depleção aguda de triptofano: aspectos volitivos
Autor(es): Barros, Pablo David Queiroz de
Palavras-chave: Serotonina
Comportamento humano
Volição
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: A literatura das ciências da mente e do comportamento carece de alguma revisão sobre o efeito da serotonina na volição, um importante domínio da experiência e do comportamento que diz respeito ao controle um indivíduo pode exercer sobre a própria conduta, isto é, sua aptidão para atenuar, inibir ou ativar suas próprias repostas diante de estimulação endógena ou exógena. O presente trabalho é uma revisão narrativa, assistemática, de catorze trabalhos que abordaram os efeitos da depleção aguda de triptofano sobre aspectos volitivos como o controle inibitório, a impulsividade, a inibição induzida por punição, entre outros. A pesquisa ainda é incipiente, com resultados controversos e pouca variação metodológica, mas algumas questões já começam a ser esclarecidas. Tais conclusões tem implicações diretas para todos os campos em que é necessário o discernimento sobre a automaticidade e o caráter voluntário da conduta humana.
Descrição: BARROS, P. D. Q. de. Depleção aguda de triptofano: aspectos volitivos. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8280
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo David Queiroz de Barros.pdfPDF - Pablo David Queiroz de Barros316.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.