Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8282
Título: Suporte familiar e sintomatologia depressiva e ansiosa em pacientes sob tratamento para obesidade
Autor(es): Silva, Nathália Gomes da
Palavras-chave: Obesidade
Depressão
Ansiedade
Suporte familiar
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A obesidade é considerada um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna. As pessoas obesas que procuram tratamento apresentam comumente comorbidades psiquiátricas, tais como: sintomas de depressão, ansiedade e alterações do comportamento alimentar. Como agravante, em alguns casos, não existe apoio social/familiar no enfrentamento da doença. Diante disso, o objetivo deste estudo consistiu em verificar a correlação da percepção do suporte familiar com a sintomatologia depressiva e ansiosa em pacientes sob tratamento para obesidade. Utilizou-se o modelo cognitivo como aporte teórico a fim de entender como se estrutura essa relação. A amostra foi composta exclusivamente por pacientes do sexo feminino (N=39), usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade média de 41,00 anos (DP= 10,74). As participantes responderam ao Inventário de Depressão de Beck (BDI), o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF). Os resultados indicaram correlações negativas significativas entre o IPSF com o BDI e o BAI, indicando que, quanto maior a percepção do suporte familiar recebido, menores são os escores de sintomas depressivos e ansiosos. Correlações entre o BDI e o BAI também foram encontradas, indicando que, quanto maior o grau de depressão que as pacientes apresentavam maior era o nível de ansiedade, corroborando com os dados da literatura. De maneira geral, os estudos indicam a efetiva importância do suporte familiar que se percebido como adequado pelo indivíduo, pode se apresentar como um fator de proteção no processo saúde-doença.
Descrição: SILVA, N. G. da. Suporte familiar e sintomatologia depressiva e ansiosa em pacientes sob tratamento para obesidade. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8282
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Gomes da Silva.pdfPDF - Nathália Gomes da Silva347.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.