Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8286
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Elidayane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T18:29:14Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T18:29:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8286 | - |
dc.description | BARROS, E. S. Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de contribuir para melhorar o ensino aprendizagem da Geometria, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para trabalhar a Geometria utilizando o Origami, uma sugestão para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Podemos facilmente verificar que o estudo e prática da dobradura apresentam vários tópicos de relevo da matemática, comprovaremos no desenvolvimento das construções dos triângulos que a arte de dobrar papel é mais que uma atividade recreativa, ela permite explorar vários conceitos relacionados á Geometria, servindo como um importante material de apoio nas aulas de matemática, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos. Inicialmente mostraremos a História do Origami e sua relação com a matemática, como esta arte surgiu, os principais contribuintes para a evolução das dobraduras, como se deu seu desenvolvimento ao longo do tempo, e suas contribuições para o processo de construção e compreensão da Geometria. Em seguida, teremos a explanação de algumas propriedades importantes no estudo dos triângulos. Depois partimos para as construções dos triângulos Retângulo, Isósceles e Eqüilátero desenvolvidas em três oficinas. Espera-se que o conhecimento obtido neste trabalho ajude nas estratégias de ensino a fim de tornar a Geometria mais presente nas aulas de matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Suzana Medeiros Graciano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Origami | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elidayane Santos Barros.pdf | PDF - Elidayane Santos Barros | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.