Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Elidayane Santos-
dc.date.accessioned2016-01-15T18:29:14Z-
dc.date.available2016-01-15T18:29:14Z-
dc.date.issued2014-07-23-
dc.identifier.otherCDD 516-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8286-
dc.descriptionBARROS, E. S. Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractCom o intuito de contribuir para melhorar o ensino aprendizagem da Geometria, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para trabalhar a Geometria utilizando o Origami, uma sugestão para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Podemos facilmente verificar que o estudo e prática da dobradura apresentam vários tópicos de relevo da matemática, comprovaremos no desenvolvimento das construções dos triângulos que a arte de dobrar papel é mais que uma atividade recreativa, ela permite explorar vários conceitos relacionados á Geometria, servindo como um importante material de apoio nas aulas de matemática, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos. Inicialmente mostraremos a História do Origami e sua relação com a matemática, como esta arte surgiu, os principais contribuintes para a evolução das dobraduras, como se deu seu desenvolvimento ao longo do tempo, e suas contribuições para o processo de construção e compreensão da Geometria. Em seguida, teremos a explanação de algumas propriedades importantes no estudo dos triângulos. Depois partimos para as construções dos triângulos Retângulo, Isósceles e Eqüilátero desenvolvidas em três oficinas. Espera-se que o conhecimento obtido neste trabalho ajude nas estratégias de ensino a fim de tornar a Geometria mais presente nas aulas de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Suzana Medeiros Gracianopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleOrigami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elidayane Santos Barros.pdfPDF - Elidayane Santos Barros2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.