Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8294
Título: Comunicação em Libras: Sinais e sintomas relacionados a infecções sexualmente transmissíveis
Autor(es): Magalhães, Isabella Medeiros de Oliveira
Palavras-chave: Surdez
Educação em Saúde
Enfermagem
Doenças sexualmente transmissíveis
Assistência em Enfermagem
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Partindo do pressuposto de que as pessoas surdas enfrentam dificuldades de comunicação nos serviços de saúde, pelo desconhecimento da Libras, objetivou-se validar os sinais e sintomas clínicos expressos em Libras relacionados a infecções sexualmente transmissíveis por pessoas surdas. Trata-se do recorte de um estudo maior, projeto matriz, intitulado: “Comunicação com o surdo: contribuição à assistência de enfermagem mediada pela língua de sinais”, realizado no período de março de 2011 a julho de 2012 na Escola de audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), desenvolvido em três etapas: 1 – Investigação dos sinais, sintomas e agravos à saúde assinalados em questionário e referidos pelos surdos; 2 – Uma filmagem de como os surdos expressavam por meio da LIBRAS os sinais, sintomas e agravos em saúde; 3 – Validação do conteúdo da filmagem por experts em Libras. A amostra contou com a participação de 36 deficientes auditivos e para avaliação da filmagem e validação da mesma, obteve-se uma amostra de três especialistas em Libras por acessibilidade. Os resultados da validação foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Foram validados 8 sinais e sintomas relacionados a infecções sexualmente transmissíveis que obtiveram IVC satisfatórios e em sua grande maioria 100% de representatividade e concordância. A validação pelos especialistas tornou as expressões de sinais e sintomas em Libras relacionadas a possíveis IST’s válidas para estabelecer uma comunicação eficiente entre profissionais de saúde e deficientes auditivos.
Descrição: MAGALHÃES, I. M. de O. Comunicação em Libras: Sinais e sintomas relacionados a infecções sexualmente transmissíveis. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8294
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães.pdfPDF - Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.