Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8295
Título: Estado nutricional de ferro de crianças institucionalizadas: Associação com características das crianças, das creches e o crescimento linear
Autor(es): Araujo, Erika Morganna Neves de
Palavras-chave: Estado nutricional
Creches
Anemia
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Entender os determinantes do estado nutricional de ferro assegura a tomada de medidas eficazes de prevenção e controle de problemas associados à deficiência desse micronutriente. O presente estudo propôs-se a descrever fatores associados ao estado nutricional de ferro de crianças assistidas em creches municipais de Campina Grande, Paraíba, e comparar o comportamento de acordo com a presença/ausência de déficit de estatura. Tratou- se de um estudo transversal desenvolvido com 271 crianças menores de cinco anos matriculadas em creches públicas do município. Foram coletados dados contemplando avaliação antropométrica, bioquímica, parasitológica e de saúde das crianças; e avaliação das creches quanto à estrutura. Utilizou-se o teste “t” para verificar associação entre as concentrações médias de hemoglobina e as variáveis categóricas relativas às características das crianças e das creches. A média da concentração de hemoglobina encontrada foi 11,79 g/dL (DP=1,08), estando dentro do limite de normalidade estabelecido pela Organização Mundial da Saúde. Concentrações médias estatisticamente inferiores de hemoglobina foram registradas nas crianças com eosinofilia, poliparasitadas, em regime de acolhida parcial e que estudavam em salas com área inadequada. Além disso, crianças com déficit de estatura sem episódios de problemas de saúde nos últimos 15 dias tiveram média de hemoglobina significantemente menor em relação àquelas sem déficit de estatura. Conclui-se, portanto, que o estado nutricional de ferro recebe influência de características e da forma de acolhimento das creches, bem como do estado de saúde das crianças. Esses fatores alertam para a necessidade de implantação e reforço de medidas voltadas para as crianças assistidas em creches.
Descrição: ARAÚJO, E. M. N. de. Estado nutricional de ferro de crianças institucionalizadas: Associação com características das crianças, das creches e o crescimento linear. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8295
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Morganna Neves de Araújo.pdfPDF - Erika Morganna Neves de Araújo3.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.