Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8296
Título: Implantação e uso da Caderneta de Saúde da Criança em município da Paraíba, Nordeste do Brasil
Autor(es): Silva, Mônica Borba da
Palavras-chave: Saúde da criança
Promoção da saúde
Saúde pública
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: A Caderneta de Saúde da Criança (CSC), implantada pelo Ministério da Saúde em 2005, em substituição ao Cartão da Criança (CC), apresenta-se como um instrumento imprescindível para a vigilância e promoção da saúde infantil. Contudo, para que a CSC cumpra essa função, é essencial o registro correto e completo das informações por todos os profissionais da saúde que assistem à criança. Este estudo teve como objetivo avaliar a substituição do CC pela CSC e a qualidade do preenchimento deste último instrumentono município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Foi realizado um estudo transversal envolvendo 830 crianças do município de Campina Grande, Paraíba. As informações foram coletadas mediante verificação direta da CSC e do CC. O preenchimento das CSC foi avaliado considerando um conjunto de 17 variáveis de preenchimento mínimo indispensável e a variável resposta estudada foi o escore de preenchimento das CSC, analisando diferenças segundo idade, sexo e peso ao nascer das crianças, bem como em relação à cobertura por distrito sanitário. Em 48,4% dos casos as crianças dispunham da CSC. A proporção de crianças portando a CSC foi mais elevada entre aquelas com maior idade (> 36 meses). O preenchimento incorreto dos itens analisados deu-se, principalmente, entre aqueles relacionados ao crescimento e desenvolvimento. Em 62,7% das CSC o escore de preenchimento foi considerado insatisfatório, não sendo influenciado pelas características das crianças e sim pela distribuição das unidades de saúde por distritos. Conclui-se sobre o baixo percentual de crianças que dispõem da CSC e a precariedade do preenchimento no caso da posse do instrumento.
Descrição: SILVA, M. B. da. Implantação e uso da Caderneta de Saúde da Criança em município da Paraíba, Nordeste do Brasil. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8296
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Borba da Silva.pdfPDF - Mônica Borba da Silva1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.