Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8297
Título: Índices antropométricos de crianças assistidas em creches e sua relação com fatores socioeconômicos, maternos e infantis
Autor(es): Oliveira, Maria Mônica de
Palavras-chave: Estado nutricional
Creches
Pré-escolares
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Objetivo: Analisar fatores associados ao peso/estatura e peso/idade em crianças pré-escolares. Métodos: Estudo transversal com amostra probabilística de 335 crianças assistidas em creches públicas municipais de Campina Grande, Paraíba. As informações foram obtidas por meio de entrevista com as mães, mediante aplicação de um questionário com informações socioeconômicas, maternas e infantis. O peso e o comprimento ou a estatura das crianças foram obtidos seguindo as recomendações da OMS. Resultados: Foram analisados os dados correspondentes a 299 crianças pré-escolares assistidas em creches. O percentual de crianças com obesidade para os índices P/E e P/I foi de 8,36% e 5,01%, respectivamente. Relacionado ao déficit nutricional, obteve-se prevalência de 0,6% ao considerar o P/E, e de 2,34% para o P/I. A frequência da adequação antropométrica do P/E ficou em 90,97% e em P/I em 92,64%. O resultado final do modelo hierarquizado evidenciou que nenhuma variável materna associou-se ao estado nutricional das crianças analisadas, e que das variáveis infantis apenas o peso ao nascer permaneceu associado aos escores de P/I e P/E. O bloco de variáveis socioeconômicas, por sua vez, apresentou-se como o mais representativo fator de variação dos resultados encontrados. Conclusão: A prevalência de excesso do peso supera a de desnutrição entre os pré-escolares, com forte influência das condições socioeconômicas no crescimento ponderal e global.
Descrição: OLIVEIRA, M. M. de. Índices antropométricos de crianças assistidas em creches e sua relação com fatores socioeconômicos, maternos e infantis. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8297
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Mônica de Oliveira.pdfPDF - Maria Mônica de Oliveira2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.