Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8298
Título: Estado nutricional relativo ao zinco de crianças institucionalizadas: associação com características das crianças, das creches e o crescimento linear
Autor(es): Chaves, Alessandra de Assis
Palavras-chave: Estado nutricional
Zinco
Creches
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Objetivos: Descrever fatores associados ao estado nutricional relativo ao de zinco em crianças assistidas em creches do Município de Campina Grande, Paraíba e comparar o comportamento de acordo com a presença/ausência de déficit de estatura. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido com 271 crianças, na faixa etária de 9 a 72 meses. A coleta de dados contemplou avaliação antropométrica, parasitológica de fezes, bioquímica do estado nutricional de zinco, situação de saúde das crianças, características das creches e o crescimento linear. As concentrações séricas de zinco foram determinadas por Espectrofotometria de Absorção Atômica de Chama. Utilizou-se o teste “t” para verificar diferenças entre as médias das concentrações de zinco no soro, segundo categorias das variáveis relativas às características das crianças e das creches. Resultados: A média da concentração de zinco no soro foi 81,58µg/dL (DP=16,56). A concentração média de zinco foi inferior em crianças entre 9 e 24 meses, residentes na zona rural, que apresentaram problemas de saúde nos últimos quinze dias e em crianças com eosinofilia. Não houve associação entre a concentração sérica de zinco e o déficit de estatura. Entretanto, em crianças do sexo feminino, com idade superior a 24 meses, residentes na zona urbana e não poliparasitadas, as concentrações séricas de zinco mostraramse inferiores naquelas que apresentavam déficit de estatura. Conclusão: Os resultados obtidos indicam relação entre o estado nutricional de zinco com características das crianças (idade, zona de residência, problemas de saúde recentes), bem como com características das creches.
Descrição: CHAVES, A. de A. Estado nutricional relativo ao zinco de crianças institucionalizadas: associação com características das crianças, das creches e o crescimento linear. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8298
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra de Assis Chaves.pdfPDF - Alessandra de Assis Chaves4.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.