Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8302
Título: A importância do tratamento de efluentes em indústrias galvanotécnicas
Autor(es): Guimarães, Mariana Bulcão
Palavras-chave: Galvanoplastia
Cromagem
Niquelagem
Legislação Ambiental
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: Industrias que trabalham com processos de galvanoplastia geram efluentes com elevadas concentrações de metais pesados ( tóxicos ao homem e ao meio ambiente) e grandes quantidades de materiais dissolvidos e suspensos,causando altos valores de cor e turbidez.É importante salientar que durante o processo industrial nem sempre é possível evitar a geração de resíduos, no entanto requer um processo eficiente de tratamento para que obedeça os níveis de concentração de parâmetros fisico-químicos compatíveis com a exigência da legislação ambiental. Esta pesquisa teve como objetivo ampliar os conhecimentos do leitor sobre a importância do tratamento de efluentes em industrias galvanotécnicas. Foi desenvolvido a partir de um estagio supervisionado realizado numa indústria de galvanoplastia localizada na cidade de Campina Grande- PB, no setor de cromagem e niquelagem durante 6 meses,com observação direta do processo e aplicação de questionário com os funcionários de todos os setores da empresa. O tratamento de efluentes desta empresa utiliza tecnologia para adequar os resíduos aos padrões da Legislação Ambiental antes de serem dispostos no meio ambiente, reduzindo a carga poluidora e minimizando o impacto ambiental. Todas as estações de tratamento de efluente – ETE, têm suas características especificas de acordo com o efluente gerado pela indústria. Cabe ao administrador condicionar a estação de tratamento para que este efluente tenha um fim adequado as suas condições e características. Os resultados evidenciaram que 10% dos funcionários da empresa não tinham consciência sobre a poluição ambiental causada pela atividade que desenvolve.
Descrição: GUIMARÃES, M. B. A importância do tratamento de efluentes em indústrias galvanotécnicas. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8302
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Bulcão Guimarães.pdfPDF - Mariana Bulcão Guimarães631.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.