Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8304
Título: Perfil socioeconômico dos estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da UEPB no período de 2007//2012
Autor(es): Barbosa, Amanda da Silva
Palavras-chave: Educação Superior
Perfil socioeconômico
Reserva de vagas
Desempenho acadêmico
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de Ciências Biológicas da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) no período de 2007-2012, bem como avaliar o desempenho acadêmico dos mesmos que ingressaram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vagas da UEPB. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 17.0). O desempenho acadêmico foi efetuado através do Histórico Escolar dos alunos dos turnos diurno e noturno do curso de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões relacionadas ao delineamento e a caracterização do perfil dos estudantes. Foram aplicados ao todo 301 questionários nos turnos diurno e noturno do curso de Ciências Biológicas. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes do turno diurno (56,8%) e do turno noturno (59,3%) são alunos oriundos da rede pública de ensino. A importância da politica de reserva de vagas é importante para 54,5% dos alunos do turno diurno e 59,3% para os alunos do turno noturno. Cerca de 61,4% dos alunos do turno diurno responderam apresentar dificuldade para entender os conteúdos dos componentes curriculares, enquanto no turno noturno essa dificuldade foi superior chegando a 74,1%. Para os alunos do turno diurno a renda média familiar varia entre menos de 2 a 4 salários mínimos, enquanto os alunos do turno noturno 50% apresentam renda entre 2 e 4 salários mínimos. A média de desempenho acadêmico do curso de Ciências Biológicas foi de 7,56 para o turno diurno e de 7,24 para o curso noturno. Através dessa pesquisa foi possível fazer uma leitura crítico/reflexiva sobre as mudanças necessárias na Instituição para acolher os estudantes e propor condições para que eles consigam concluir o ensino superior.
Descrição: BARBOSA, A. da S. Perfil socioeconômico dos estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da UEPB no período de 2007//2012. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8304
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda da Silva Barbosa.pdfPDF - Amanda da Silva Barbosa2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.