Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8307
Título: Arquitetura de copa e fenologia foliar de Ziziphus joazeiro Mart. E Mimosa tenuiflora (Wild.) poir., espécies arbóreas do semiárido paraibano
Autor(es): Cavalcanti Júnior, Marcos Medeiros
Palavras-chave: Longevidade foliar
Ramificação
Disponibilidade hídrica
Data do documento: 22-Jul-2014
Resumo: Mimosa tenuiflora (Wild.) Poir. e Ziziphus joazeiro Mart., espécies com diferentes padrões de longevidade foliar da Caatinga, tiveram suas copas representadas em redes que seguem leis gerais de funcionamento de vários sistemas naturais. Objetivou-se representar e analisar copas a fim de identificar influências das estratégias de manutenção foliar e aproveitamento de água no solo na ramificação aérea das árvores. A pesquisa foi realizada em um fragmento florestal de Caatinga em uma área do semiárido brasileiro. Foram analisadas diferentes distâncias entre nós (regiões de ramificações) em número de conectores (ramos entre os nós): nó inicial para nó final (IF), nó inicial para nó de emissão (IE), entre nós finais vizinhos (FF) e a menor distância entre nó regular e nó de emissão (NE). As médias e desvios-padrão de conectores para IF, FF, IE e NE foram, respectivamente: 14,21 ± 3,89; 3,99 ± 1,90; 10,17 ± 3,58; 3,59 ± 2,25 para Z. joazeiro e 20,42 ± 8,66; 6,90 ± 6,94; 18,80 ± 8,84; 18,80 ± 8,84 para M. tenuiflora. Não houve diferenças significativas entre as espécies (P > 0,05), implicando em estratégias similares quanto à ramificação aérea na fase jovem. Quando comparadas com estudos realizados no Cerrado todas as distâncias analisadas foram superiores, indicando um alto investimento em ramificações nas árvores da Caatinga que implicaria em uma redução do fluxo de seiva na copa, mas que é atenuado por adaptações morfofisiológicas e pode conferir à planta uma maior exposição de órgãos fotossintéticos.
Descrição: CAVALCANTI JÚNIOR, M. M. Arquitetura de copa e fenologia foliar de Ziziphus joazeiro Mart. E Mimosa tenuiflora (Wild.) poir., espécies arbóreas do semiárido paraibano. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8307
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Medeiros Cavalcanti Júnior.pdfPDF - Marcos Medeiros Cavalcanti Júnior1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.