Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8309
Título: Análise dos casos de acidentes ofídicos em um centro de controle de intoxicação da Paraíba – Brasil
Autor(es): Nogueira Júnior, Francisco Assis
Palavras-chave: Ofidismo
Saúde pública
Epidemiologia
Soroterapia
Data do documento: 21-Jul-2014
Resumo: Introdução: Os acidentes causados por serpentes peçonhentas representam significativoproblema de saúde pública, especialmente em países tropicais, pela frequência com que ocorrem e pela morbidade que ocasionam. Objetivo: Verificar o perfil clínico, epidemiológico, laboratorial (hematológico) e aspectos biológicos dos acidentes causados porserpentes, ocorridos no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2013 atendidos no hospitalde emergência e trauma de Campina Grande e notificados pelo Ceatox-CG, tendo comocaráter de inclusão os casos em que o paciente trouxe a serpente causadora do acidente para identificação pelo laboratório de herpetologia da UEPB e que tiveram hemograma e coagulograma realizados. Resultados: Foram analisados os dados de 35 pacientes onde osachados epidemiológicos mostraram que 71,4% dos acidentados eram do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 19 anos (31,4%), que exerciam atividade agrícola (37,1%), 77,1%alfabetizados, 88,6% proveniente de zona rural, a região anatômica mais acometida foram ospés 51,4%, com predominância de acidentes não relacionados a trabalho (74,3%), observou-se uma tendência crescente do número de acidentes a partir de maio com decréscimo acentuadodepois de outubro, a maioria (54,3%) dos pacientes foi atendida de 1 a 3 horas após o acidentecom predominância de casos leves (68,6%), houve evolução para cura em todos os casos.Clinicamente 60,6% apresentaram inicialmente incoagulabilidade sanguínea, 15,2%trombocitopenia e leucocitose em 21,2%. O menor tempo de normalização para o tempo decoagulação após a administração do soro antiofídico foi de 24 horas e o maior de 96 horas. A maioria dos acidentes 68,6% foi causada por jararaca (Bothrops erythromelas) e 22,9% porserpentes não peçonhentas. Observou-se que nos acidentes botrópicos foi necessário maior volume de soro antiofídico para neutralização da atividade coagulante da toxina botrópica.Conclusão: A prevalência dos casos de ofidismo encontrada está de acordo com a relatada noBrasil, é evidente a necessidade de medidas educativas voltadas ao público mais acometido, em relação ao soro comercial padrão para o Brasil, pelo menos para região da Paraíba, nosacidentes pelo gênero Bothrops poderia ser realizada uma avaliação inicial mais apurada para que a aplicação de uma soroterapia inicial aumentada (4 a 6 ampolas em casos leves, 8ampolas nos casos moderados e 12 ampolas nos casos graves) seja suficiente para regulaçãodo estado do paciente e consequente redução do tempo de permanência no hospital.
Descrição: NOGUEIRA JÚNIOR, F. A. Análise dos casos de acidentes ofídicos em um centro de controle de intoxicação da Paraíba – Brasil. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8309
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Nogueira Júnior.pdfPDF - Francisco de Assis Nogueira Júnior2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.