Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8310
Título: Estudo comparativo dos indicadores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Ramos, Nathaly de Medeiros Nóbrega
Palavras-chave: Obesidade
Sobrepeso
Risco cardiovascular
Crianças
Adolescentes
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: Introdução: A prevalência de obesidade entre crianças e adolescentes aumentou consideravelmente em todo o mundo, causando impacto negativo para a saúde pública. A obesidade é associada a várias doenças crônicas dentre estas as cardiovasculares, responsáveis por alterações nas funções do coração e vasos sanguíneos. Atualmente, na infância e adolescência são estudados indicadores séricos de risco para a aterosclerose, como: Homocisteína (He), Fibrinogênio e Lipoproteína(a) [Lp(a)]. Objetivo: Comparar os indicadores de risco cardiovascular Lp(a), He e Fibrinogênio entre os gêneros feminino e masculino em crianças e adolescentes com excesso de peso. Métodos: Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no Centro de Obesidade Infantil (COI), Campina Grande - PB, entre agosto de 2011 e julho de 2012. . Participaram crianças e adolescentes com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade e idade entre 02 e 18 anos. Foram realizadas avaliações antropométricas, laboratoriais e aferições de pressão arterial sistêmica. Resultados: Dos 92 pacientes estudados, 76 (82,6%) eram obesos e 82 (89,1%) apresentaram valores de colesterol HDL (HDL-c) alterados (< 45 mg/dL). Quando analisadas as demais dosagens bioquímicas e suas alterações, observou-se uma média de 40,6 mg/dL e 472,5 mg/dL no gênero feminino, de lipoproteína (a) e fibrinogênio, respectivamente. Já a homocisteína apresentou uma média de 13,7 µmol/L para o gênero masculino. Conclusão: O estudo ressalta a importância de diagnóstico precoce e do tratamento adequado para prevenção de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes obesos.
Descrição: RAMOS, N. de M. N. Estudo comparativo dos indicadores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes com excesso de peso. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8310
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathaly de Medeiros Nóbrega Ramos.pdfPDF - Nathaly de Medeiros Nóbrega Ramos731.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.