Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8311
Título: Análise espacial na estratificação de áreas notificadas por casos de escorpionismo: um estudo dependente das condições sócioeconômicas
Autor(es): Farias, Aline Maiara Galdino
Palavras-chave: Escorpiões
Epidemiologia
Toxicologia
Data do documento: 21-Jul-2014
Resumo: Os acidentes escorpiônicos caracterizam-se como um problema de importância médicosanitária, seja pela incidência elevada ou pelo agravamento de muitos desses casos. Nesse contexto, objetivou-se caracterizar o perfil epidemiológico dos acidentes escorpiônicos no município de Campina Grande/PB entre os anos de 2010 e 2012, fazendo-se uso de técnicas de geoprocessamento para realizar a distribuição espacial desses acidentes, correlacionandoos com as condições socioeconômicas das unidades distritais. Trata-se de um estudo do tipo ecológico e exploratório, onde foram usados dados de notificação de acidentes escorpiônicos do Centro de Assistência Toxicológica de Campina Grande (Ceatox-CG). Para a geocodificação utilizou-se o Google Fusion Tables. Empregou-se o Google Earth para marcação manual dos casos. O Trackmaker realizou a conversão dos dados do formato Kml para Shp. Para a análise estatística espacial foi usado o software ArcGIS 10 da Esri e o programa estatístico R versão 2.15.1. As análises estatísticas referentes às demais variáveis foram feitas pelo teste do Qui-quadrado de Pearson. Foram notificados e atendidos pelo Ceatox-CG, 1.466 casos de acidentes escorpiônicos. A maior incidência ocorreu em indivíduos do sexo feminino (61,9%), na faixa etária compreendida entre 13 a 28 anos (29,2%), com ensino médio completo (19,4%) e, que clinicamente apresentaram um quadro leve (95,6%), tendo como dor (95,0%) a principal manifestação local. Observou-se a associação entre as variáveis sexo e faixa-etária (p-valor = 0,00 < 0,05) e entre as variáveis sexo e escolaridade (p-valor = 0,037 < 0,05). 57,5% dos indivíduos acidentados procuraram atendimento na primeira hora após o acidente. Houve correlação entre as variáveis: tempo decorrido entre o acidente e o atendimento e o surgimento das manifestações sistêmicas (pvalor = 0,006). Não foram registrados óbitos. Os bairros de maior abrangência desses acidentes referem-se aos bairros Catolé e Malvinas, onde ambos apresentaram o mesmo número de ocorrência de casos (n=124; 5,7% do total de casos). Verificou-se que, no período estudado, o distrito sanitário I foi o que apresentou maior incidência de casos de picada de escorpião (51,4 casos por 10.000 habitantes), seguido pelos distritos II e IV (ambos com 48,4 casos por 10.000 habitantes). Não foi observada correlação entre as condições socioeconômicas e a ocorrência desses acidentes. O uso de mapas e do Sistema de informações Geográficas (SIG) na epidemiologia constituem instrumentos importantes para ações de vigilância e saúde pública, possibilitando um melhor planejamento no que se refere às políticas públicas de saúde, visando à prevenção do número de acidentes.
Descrição: FARIAS, A. M. G. Análise espacial na estratificação de áreas notificadas por casos de escorpionismo: um estudo dependente das condições sócioeconômicas. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8311
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Maiara Galdino Farias.pdfPDF - Aline Maiara Galdino Farias1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.