Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8312
Título: Osteorradionecrose dos maxilares: uma revisão crítica
Autor(es): Silva, Adeilton Félix da
Palavras-chave: Radioterapia
Neoplasias
Osteorradionecrose
Anatomia da face
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: Dentre as terapias para o enfrentamento das neoplasias de cabeça e pescoço, a cirurgia e a radioterapia são as mais usadas. A radioterapia é usada para destruição de células malignas, mas que afeta células normais também, trazendo vários efeitos maléficos aos tecidos. Problemas como mucosite, xerostomia, cárie de radiação, e a consequência mais grave a osteorradionecrose podem aparecer em virtude da radioterapia. Esta complicação é caracterizada como uma exposição óssea crônica no meio bucal, sendo de difícil resolução. Apesar disso, diversas terapêuticas são propostas para o enfrentamento da osteorradionecrose. Entretanto nenhuma é eficaz isoladamente para resolução desta complicação. Assim, novas propostas terapêuticas estão surgindo, a partir de reformulações da fisiopatogênia da doença. De todo modo, os profissionais de saúde, especialmente da odontologia, tem papel fundamental na prevenção dessa complicação na cavidade bucal. Os esforços para evitar esse grave problema devem ser concentradas na prevenção da osteorradionecrose.
Descrição: SILVA, A. F. da. Osteorradionecrose dos maxilares: uma revisão crítica. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8312
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adeilton Félix da Silva.pdfPDF - Adeilton Félix da Silva396.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.