Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8313
Título: Osteonecrose dos ossos gnáticos associada ao uso de bifosfonatos: relato de caso em comparação com a literatura nacional
Autor(es): Silva, Francisco Joálison Jacobino da
Palavras-chave: Bifosfonatos
Relato de caso
Osteonecrose dos maxilares
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: Os bifosfonatos são análogos químicos da substância endógena ácido pirofosfórico, que no organismo se encontra como pirofosfato, um inibidor natural da reabsorção óssea. Os primeiros relatos da Osteonecrose dos Maxilares por Bifosfonatos foram feitos a partir de 2003, não havendo, ainda, uma definição clara para o termo osteonecrose. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão integrativa analisando relatos de casos brasileiros publicados na literatura nos últimos seis anos (2009-2014), bem como apresentar um caso clínico de osteonecrose em ossos gnáticos associada ao uso de bifosfonatos. Paciente de 69 anos, leucoderma, gênero feminino, diagnosticada com câncer de mama, realizou quimioterapia e radioterapia, obtendo bons resultados. Após o surgimento de metástase óssea, a paciente passou a utilizar o bifosfonato Zometa®, 4 mg, via endovenosa. Ela relatou que há quatro meses, percebeu que “o osso estava aparecendo” em rebordo alveolar da maxila, com sintomatologia dolorosa. O oncologista optou por substituir a medicação pelo Xeloda®, sem êxito. Encaminhada ao cirurgião Buco-maxilo-facial, o profissional solicitou a suspensão do Xeloda® e introduziu a antibioticoterapia. Realizou-se cirurgia para debridamento do osso necrótico, seguido de exodontias. Prescreveu-se antibiótico por 30 dias. Atualmente, são realizadas reavaliações periódicas na paciente, a fim de detectar possíveis sinais de recidiva. No entanto, o tratamento está sendo considerado satisfatório pela ausência de sinais de infecção, sintomatologia dolorosa, fístulas orais ou cutâneas e a boa cicatrização da mucosa sobre o tecido ósseo. No estudo dos casos brasileiros de osteonecrose associada a bifosfonatos, no período de 2009 a 2014, foram analisados 17 casos relatados na literatura, mais um caso inédito descrito, perfazendo 18 casos. Nesses casos, a idade dos pacientes variou de 42 anos até 78 anos, com prevalência no gênero feminino, e maior acometimento da região de mandíbula, apresentando sintomatologia dolorosa, em sua grande maioria. Grande parte dos casos analisados está relacionada ao uso de Zoledronato, medicamento usado no tratamento de metástase óssea.
Descrição: SILVA, F. J. J. da. Osteonecrose dos ossos gnáticos associada ao uso de bifosfonatos: relato de caso em comparação com a literatura nacional. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8313
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Joálison Jacobino da Silva.pdfPDF - Francisco Joálison Jacobino da Silva748.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.