Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8314
Título: Avaliação in vitro da microdureza do esmalte dentário bovino após exposição a bebidas ácidas
Autor(es): Furtado, Daiany Catão
Palavras-chave: Microdureza dentária
Erosão dentária
Esmalte dentário
Data do documento: 1-Jul-2014
Resumo: A erosão dental é a perda de estrutura dentária mineralizada através da ação química de ácidos sem o envolvimento bacteriano, caracterizada pela perda irreversível de tecido dental. Temos como principais causas da erosão: frutas cítricas, refrigerantes, sucos de frutas cítricas e medicamentos relacionados com a dieta. Dentre as técnicas propostas para mensurar os efeitos dos alimentos sobre os tecidos dentários, a durometria vem sendo muito utilizada no decorrer dos anos. Essa técnica consiste em verificar a dureza do espécime dentário, por meio de indentações com pontas Knoop ou Vickers, antes e após a exposição ao alimento que está sendo testado. O presente estudo teve como objetivo avaliar a microdureza do esmalte dentário bovino após diferentes desafios ácidos. Foram utilizados 24 dentes bovinos, mantidos em água destilada e posteriormente submetidos ao seccionamento na junção amelodentinário, desprezando a porção radicular. Após o corte, ocorreu a confecção de 24 corpos de prova, os quais foram distribuídos em seis grupos, o Grupo I foi submerso no refrigerante Coca-Cola®, o Grupo II no energético Red Bull®, o Grupo III no isotônico Gatorade® sabor laranja, o Grupo IV na bebida à base de soja Sóllys® sabor laranja, o Grupo V no suco de laranja in natura e o Grupo Controle foi submerso em água destilada. Realizaram-se os desafios ácidos com as bebidas e ao final do último ciclo de imersão, determinou-se a microdureza. Foi mensurado o pH das bebidas e todas apresentaram pH abaixo do crítico para esmalte (5,5) e apenas o suco de laranja in natura apresentou pH superior ao crítico para dentina (4,5). As bebidas analisadas ocasionaram desmineralização do esmalte dentário, verificada através da diminuição dos valores de microdureza após a imersão nelas, mostrandose potencialmente erosivas aos tecidos dentais.
Descrição: FURTADO, D. C. Avaliação in vitro da microdureza do esmalte dentário bovino após exposição a bebidas ácidas. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8314
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiany Catão Furtado.pdfPDF - Daiany Catão Furtado1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.