Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8316
Título: Avaliação in vitro do potencial antimicrobiano da Salvia offinalis L. frente a patógenos orais
Autor(es): Almeida, Carolina Medeiros de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Salvia officinalis
Ação antimicrobiana
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O surgimento de cepas multirresistentes a antibióticos tem motivado a busca de novas formulações com atividade antimicrobiana, especialmente aquelas oriundas de plantas medicinais. A Salvia officinalis L. é uma planta medicinal que desperta interesse científico por estar associada a múltiplos efeitos terapêuticos. O presente estudo avaliou o potencial antimicrobiano in vitro da Salvia officinalis L. frente a patógenos orais. O potencial antimicrobiano do extrato etanólico da folha da Salvia officinalis L foi avaliado por meio da microdiluição em caldo, com determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida/Fungicida Mínima (CBM/CFM), frente espécies de Streptococcus (S. mutans, S. mitis, S. oralis, S. salivarius, S. sanguis) e de Candida (C. albicans, C. glabrata, C. guillermond, C. krusei e C. tropicalis). O extrato apresentou moderado potencial antifúngico frente às cepas de Candida sp (CIM = 1 mg/mL). Para as cepas de Streptococcus sp o potencial antimicrobiano foi de forte a moderado, cuja CIM variou de 0,25 a 1 mg/mL (S. oralis: 1 mg/mL, S. salivarius: 0,5 mg/mL, e S. mutans, S. mitis e S. sanguis: 0,25 mg/mL). A Salvia officinalis L. possui potencial antimicrobiano frente espécies de Candida e Streptococcus encontrados na cavidade bucal, o que pode sinalizar o desenvolvimento de uma nova formulação com atividade antimicrobiana de uso odontológico.
Descrição: ALMEIDA, C. M. de. Avaliação in vitro do potencial antimicrobiano da Salvia offinalis L. frente a patógenos orais. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8316
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Medeiros de Almeida.pdfPDF - Carolina Medeiros de Almeida256.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.