Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8318
Título: Múltiplos cistos dentígeros em paciente não sindrômico: relato de caso raro
Autor(es): Medeiros Neto, Manuel Henrique de
Palavras-chave: Patologia bucal
Cisto dentígero
Diagnóstico diferencial
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O Cisto Dentígero (CD) é o mais comum dos cistos de desenvolvimento. O tratamento é cirúrgico por meio de enucleação, ou ainda marsupialização. Neste trabalho, relatou-se um caso clínico de dois CDs em maxila e mandíbula em um paciente não sindrômico do sexo masculino, 49 anos de idade, diagnosticado após radiografia de rotina. Na mesma, observou-se lesão extensa, radiolúcida, unilocular, com margens bem definidas envolvendo três dentes retidos na mandíbula e, uma lesão com iguais características, porém, em menor dimensão, envolvendo outro dente na maxila. Realizada biópsia incisional na lesão mandibular, comprovou a hipótese diagnóstica de CD. Os cistos foram enucleados em duas etapas cirúrgicas, sendo o da mandíbula, sob anestesia geral e o da maxila sob anestesia local. O paciente encontra-se em proservação, sem recidiva da lesão e o mesmo foi reabilitado proteticamente. Diante do exposto, ressalta-se a importância da realização de biopsia incisional nos casos de lesões extensas e enfatiza-se que a presença de múltiplos CDs é uma condição rara em pacientes não sindrômicos, como o paciente deste relato.
Descrição: MEDEIROS NETO, M. H. de. Múltiplos cistos dentígeros em paciente não sindrômico: relato de caso raro. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8318
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuel Henrique de Medeiros Neto.pdfPDF - Manuel Henrique de Medeiros Neto1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.