Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Título: Equações diferenciais ordinárias e aplicações
Autor(es): Silva, José Elias da
Palavras-chave: Equações Diferenciais - Aplicações
Equações Diferenciais Ordinárias
Aprendizagem – Matemática
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: A maioria das leis da Física, Biologia, Química e Ciências Sociais encontram suas expressões naturais nas Equações Diferenciais. Se por um lado, inúmeros problemas em Topologia, Geometria e Cálculo das Variações são formulados através de Equações Diferenciais ou a elas se reduzem, por outro lado, até mesmo o método da separação das variaveis aplicado a determinadas Equações Diferenciais Parciais nos conduz a uma Equação Diferencial Ordinária. O estudo das Equações Diferenciais começou com os métodos do Cálculo Diferencial e Integral, descoberto simultaneamente por Newton e Leibiniz, para resolver problemas modelados por lei físicas e geométricas. Em fins do século dezoito a teoria das Equações Diferenciais se transformou numa das ferramentas mais importante e eficaz para pesquisa científica e tecnológica. As contribuições de Euler, Lagrange, Laplace e outros foram decisivas no desenvolvimento do Cálculo das Variações,Mecânica Celeste,Teoria das Oscilações,Elasticidade,Dinâmica dos Fluídos e outros. No século dezenove com o advento da noção de limite pôde se fazer uma reformulação geral visando maior rigor e exatidão nos métodos. Enquanto que, antes a preocupação era obter uma solução geral para uma dada Equação Diferencial, agora tem-se como questão prioritária em cada problema e existência e unicidade de soluções satisfazendo condições iniciais dadas. Este problema é conhecido como problema de Cauchy.
Descrição: SILVA, J. E. da. Equações Diferenciais Ordinárias e Aplicações. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/832
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Elias da Silva.pdfPDF - José Elias da Silva1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.