Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8324
Título: Erupção de dente incluso associado à odontoma saem tracionamento ortodôntico: relato de caso clínico
Autor(es): Nascimento, Murilo Maia
Palavras-chave: Anomalia dentária
Tumores odontogênicos
Odontoma
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Os odontomas são considerados os tipos mais comuns de tumores odontogênicos e frequentemente diagnosticados na segunda década de vida. Seu crescimento lento, comportamento benigno e assintomático favorecem sua permanência intraóssea por muito tempo até demonstrarem algum sinal clínico ou serem detectados em radiografias de rotina. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso clínico de odontoma na região anterior da mandíbula, com enfoque na erupção do dente incluso associado à lesão, apresentando desvio do seu eixo de oclusão, sem a realização de tração ortodôntica, numa criança de 13 anos de idade. A lesão foi descoberta em exame clínico de rotina, sinalizada pelo atraso de esfoliação do canino decíduo inferior. No exame radiográfico, verificou-se uma imagem radiopaca, produzida por estruturas que lembravam a formação de dentes, circundada por uma área radiolúcida. Adjacente à lesão, na parte basal, identificou-se a presença do canino permanente inferior direito incluso, apresentando desvio do seu eixo de erupção. O diagnóstico clínico foi definido como odontoma. O tratamento consistiu na remoção da lesão e erupção do dente incluso associado, por meio de intervenções cirúrgicas, sem tração ortodôntica, com dois anos de acompanhamento e resultados positivos. Este caso clínico ilustra a possibilidade de erupção de dente retido, com desvio do seu eixo de erupção, associado à odontoma, utilizando apenas a remoção da lesão e da barreira física (ostectomia), sem tração ortodôntica.
Descrição: NASCIMENTO, M. M. Erupção de dente incluso associado à odontoma saem tracionamento ortodôntico: relato de caso clínico. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8324
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Murilo Maia Nascimento.pdfPDF - Murilo Maia Nascimento817.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.