Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8328
Título: Associação entre força muscular, mobilidade e fragilidade em idosos residentes em uma comunidade urbana
Autor(es): Leite, Roseane Bezerra
Palavras-chave: Saúde do idoso
Envelhecimento
Mobilidade
Força muscular
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a força muscular e a mobilidade entre idosos de uma comunidade urbana de Campina Grande e sua relação com a fragilidade. A amostra foi composta por 66 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. Para a coleta dos dados todos os sujeitos foram avaliados nos próprios locais onde se reuniam, em datas e horário previamente agendados conforme disponibilidade dos mesmos. Posteriormente foram mensuradas a circunferência abdominal, o peso e a altura dos indivíduos, utilizando respectivamente fita métrica, balança digital da marca Bio Omror HBF514 e estadiomêtro e realizado os procedimentos de avaliação da capacidade funcional através dos seguintes testes de desempenhos físicos como o Teste de Apoio Unipodal (TAU), o Teste de Marcha Anterior e Posterior – TMAP, Time Up and Go (TUG) e o Teste de Preensão Manual (TPM). Quanto à análise dos dados o teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste de correlação de Pearson, teste tStudent não pareado. Os dados foram obtidos por meio do pacote estatístico SPSS versão 19.0. Quanto à fragilidade, observou-se que 51,5% dos idosos foram considerados não frágeis. Apesar de estudos com idosos mostrarem associação dos testes funcionais com a fragilidade, no presente estudo essas associações não foram observadas. Devido à escassez de estudos com grupos etários de idosos mais longevos, se faz necessária a realização de novos estudos que abranjam os mesmos, já que a maioria dos estudos é desenvolvida com grupos etários de idosos jovens.
Descrição: LEITE, R. B. Associação entre força muscular, mobilidade e fragilidade em idosos residentes em uma comunidade urbana. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8328
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseane Bezerra Leite.pdfPDF - Roseane Bezerra Leite355.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.