Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8329
Título: A eficácia do método Pilates no tratamento de lombalgia em gestantes
Autor(es): Santos, Thaíse Freitas
Palavras-chave: Lombalgia
Gestante
Pilates
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Introdução: Durante a gestação, ocorrem inúmeras mudanças hormonais e biomecânicas no corpo da mulher. Observa-se nesse período o aparecimento de algias posturais, principalmente as lombalgias. Seguindo essa tendência, uma das técnicas usadas pelos fisioterapeutas para o tratamento da lombalgia é o método Pilates. Objetivo: Avaliar a efetividade do Método Pilates no tratamento de lombalgia em gestantes. Referencial metodológico: Tratou-se de uma pesquisa quase experimental do tipo longitudinal de caráter descritivo com análise quantitativa dos aspectos da lombalgia na gestação. A amostra foi composta por 10 gestantes. Foram realizadas 16 sessões por usuária. Para avaliar a intensidade da dor das pacientes, utilizou-se a Escala Visual Analógica; para avaliar a dor lombar, foi aplicado o Questionário de Oswestry; para a abordagem terapêutica foi utilizado o Protocolo Básico do Pilates. Os dados foram obtidos através do programa SPSS 16.0, onde foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk, para verificar a normalidade da amostra, o Teste “t” de Student, para os dados com distribuição normal e o Teste de Wilcoxon, para os dados com distribuição não-normal. Dados e análise dos dados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na redução da sintomatologia dolorosa lombar (p= 0,00), com relação ao comprometimento geral medido através da Escala Oswetry não houve valores significativos (p >0,05), no entanto, com exceção da paciente 2, as demais pacientes tiveram seus valores reduzidos após a intervenção. Conclusão: O método Pilates foi eficaz na redução do quadro álgico lombar apresentado durante a gestação e houve uma melhora da qualidade de vida da amostra em questão.
Descrição: SANTOS, T. F. A eficácia do método Pilates no tratamento de lombalgia em gestantes. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8329
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaíse Freitas Santos.pdfPDF - Thaíse Freitas Santos889.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.