Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8333
Título: Análise da influência do tipo de pé na entorse de tornozelo
Autor(es): Leano, Gabriel Marques
Palavras-chave: Futebol amador
Lesão
Membros inferiores
Tornozelo
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: O esporte é uma atividade física que envolve um gasto energético considerável e que possui regras específicas. Dentre os esportes, o futebol é o mais praticado em todo país e por ser tão popular e de alto impacto para o corpo, principalmente para os membros inferiores, a ocorrência das lesões está mais propícia. Entre as lesões, estão os estiramentos musculares, contusões e mais frequentemente a entorse de tornozelo, que no futebol amador sua incidência aumenta ainda mais. Diante do exposto, o objetivo do trabalho foi identificar a relação entre a distribuição da pressão plantar e a ocorrência de entorse do tornozelo em atletas amadores de futebol de campo. Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo analítica, descritiva, transversal em abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 20 atletas amadores, integrantes do Racha Bola Branca (RBB), do sexo masculino, com idades entre 18 e 33 anos. Após receberem informações sobre a pesquisa, os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam um questionário elaborado pelo pesquisador, de características gerais e histórico de entorses. Logo após a aplicação desse questionário, foi feita uma avaliação individual, através do Baropodometro, de forma estática a fim de diagnosticar os tipos de pé e verificar as distribuições médias plantares. A presente pesquisa foi realizada, com base nas diretrizes e normas da Resolução Nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, em vigor no país Assim, pode-se afirmar que, através dos resultados apresentados, 70% dos sujeitos já sofreram alguma entorse de tornozelo, sendo esses com predominância de pés normais de 55% do total da amostra. Através da análise das pressões médias plantares, ficou evidente a distribuição anteriorizada para direita que, por consequência, apresentou um maior índice da entorse para o membro inferior dominante (65%). Outros resultados apontam que o mecanismo da lesão por inversão foi de 92,9%, sendo o mais acometido dentre os atletas, os quais apresentam características gerais como o IMC acima do normal (26,24 Kg/m²) e média de idade de 25,86 (adultos jovens).
Descrição: LEANO, G. M. Análise da influência do tipo de pé na entorse de tornozelo. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8333
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Marques Leano.pdfPDF - Gabriel Marques Leano1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.