Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8335
Título: Influência da prematuridade no desenvolvimento motor e na função respiratória: uma revisão de literatura
Autor(es): Guimarães, Maiza Gabriela Camêlo
Palavras-chave: Recém-nascido
Prematuridade
Morbimortalidade infantil
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: No Brasil, a taxa de prematuridade atinge 11,7%, colocando esse país no mesmo patamar de países de baixa renda. O bebê prematuro nasce com uma imaturidade de órgãos e sistemas, tornando-o mais susceptível a desenvolver complicações respiratórias, a exemplos da Displasia Broncopulmonar e Síndrome do Desconforto Respiratório e atrasos nos padrões normais de desenvolvimento da postura e movimento. Desta forma, passou a existir uma preocupação crescente dos profissionais da área, em relação ao desenvolvimento desses recém nascidos, procurando identificar e intervir nas alterações que estes indivíduos apresentam, garantindo melhor qualidade de vida e desenvolvimento da criança. Sendo assim, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão na literatura avaliando as consequências da prematuridade sobre o desenvolvimento motor e disfunções respiratórias. Foi feita uma pesquisa em caráter de revisão bibliográfica nos bancos de dados informatizados Scielo e BVS, utilizando tais descritores: prematuridade; desenvolvimento motor; alterações e afecções respiratórias; desenvolvimento pulmonar; lesão pulmonar; problemas respiratórios. As principais alterações motoras encontradas dizem respeito à atrasos nas habilidades de sentar e andar; na motricidade fina e grossa e coordenação. A maioria dos estudos sugere que essas consequências repercutem de forma significativa nas crianças da primeira infância, o que comprova que as crianças nascidas prematuras necessitam de um acompanhamento até a idade escolar. Dentre os estudos analisados, as principais alterações no aparelho respiratório foram a Síndrome do Desconforto Respiratório e a Displasia Broncopulmonar, existindo, porém, a necessidade de mais estudos aprofundando o assunto, com o intuito de reduzir a morbimortalidade infantil.
Descrição: GUIMARÃES, M. G. C. Influência da prematuridade no desenvolvimento motor e na função respiratória: uma revisão de literatura. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8335
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiza Gabriela Camêlo Guimarães.pdfPDF - Maiza Gabriela Camêlo Guimarães400.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.